Black Friday: Nunca é cedo para começar o planejamento

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A gente sabe que ainda faltam uns bons meses para a Black Friday, mas, você parou pra pensar que são 4 meses? Ok, ok, muita coisa pode mudar em 4 meses…e é exatamente por isso que você deve estar preparados para tudo (ou ao menos grande parte) das coisas que podem vir acontecer. Você precisa começar seu planejamento para a Black Friday HOJE!

E pra te ajudar, separamos algumas dicas valiosas que podem te guiar.

 

Planejamento

Todo lojista já conhece, ou pelo menos, já ouviu falar da loucura de ofertas, frete grátis e vendas que ocorrem neste período. No ano de 2016 foram registradas mais de 2,23 milhões de pedidos na black friday, sim, tudo isso em apenas em 24 horas.

Levando as vendas da última black friday, você estaria preparado para dar conta de tantos pedidos em apenas um dia? Você teria estoque suficiente para uma alta demanda dessas? Seus sistemas de apoios como ERP, E-commerce e Hub de integração estão cientes, alinhados e preparados para te ajudar nessa jornada com o mínimo de erros possíveis?  Pois bem, são muitas perguntas e poucas respostas, então, você já sabe por onde começar.

 

Organização Interna: Liste as prioridades

Já falamos em outro post aqui no blog, sobre a importância de preparar seu negócio para datas comemorativas e épocas de ofertas especiais como a Black Friday. Esteja ciente do quanto você pode vender, sem tentar dar o passo maior que a perna, lembre-se que é muito importante manter uma reputação de bom vendedor nos marketplaces, vender um produto sem ter estoque, além de ser ruim para o consumidor é para você também, provavelmente ele não comprará na sua loja outra vez, sem falar que há grandes possibilidades de induzir outros a fazerem o mesmo, além do estresse, em muitos marketplaces, isso gera multa.

Saiba exatamente como e em que momento do processo de venda seus sistemas auxiliares irão ser necessários, comece fazendo uma lista de prioridades, pode ser um ponto de partida muito interessante:

  • Planeje seu estoque e quanto você acredita que irá vender;
  • Alinhe seu prazo de frete;
  • Caso ainda não possua um Hub que faça sua integração, considere a contratação de um (a Hub2b pode muito bem te ajudar nisso);
  • Tenha um plano “B” quando trata-se de frete, nunca se sabe quando os correios podem entrar em greve.

Dinâmica Operacional

Ainda faz parte da preparação, e repetindo mais uma vez, é primordial certificar-se que seus sistemas suportam o aumento de tráfego que está vindo. Se você está pensando em fazer um upgrade, a hora é agora. O processo de migração entre uma plataforma e outra pode demorar meses, então quanto antes começar melhor. Tenha certeza que a plataforma que você planeja usar teve um bom desempenho nas Black Friday’s anteriores, algumas plataformas não suportam o tráfego e ficam fora do ar, fazendo você perder vendas, e isso não pode acontecer, não é mesmo?

Outro ponto muito importante é estar atento aos prazo solicitados pelos marketplaces, alguns canais de venda demoram dias, semanas, e outros até meses para realizar a publicação de novos produtos, então, nada de deixar para aderir novos canais de vendas mais tarde!

 

Fique atento às normas da Black Friday e marketplaces

Aqueles que já trabalham com marketplaces sabem o quanto os marketplaces prezam pela qualidade da experiência de compra do consumidor final, e para manter a qualidade mantém uma série de normas a serem seguidas.

Para participar ativamente da black friday não é diferente, assim como os marketplaces exigem uma série de requisitos, você também precisa enquadrar-se em uma série de normas para garantir sua participação nesta data tão importante para o e-commerce.

Desde 2013, quando foi criada, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) criou uma série de regras para segurar, legalmente, o consumidor e proporcionando uma segurança maior de que as ofertas são reais. Para ter sua loja participando deste evento sua loja precisa possuir o selo “black friday legal”, você deve solicitar o selo, assim como conferir as regras diretamente no site: camara-e.net.

 

E aí, gostou das dicas?

Nós da Hub2b sempre estamos trabalhando para que nosso clientes tenham mais tempo livre para pensar no negócio, enquanto nossa solução faz o trabalho operacional (atualizar preço, estoque, baixar e atualizar pedidos). Caso ainda não conheça nossa solução de integração com os marketplaces clique aqui e conheça.

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A Hub2b conecta a sua loja com os maiores marketplaces do mundo. Não é necessário modificar a sua operação, nem os sistemas que você já está acostumado a utilizar. É possível automatizar toda a operação, eliminando o retrabalho de atualizar várias plataformas diferentes a toda hora. Assim, você pode vender muito mais, trabalhando muito menos.


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