Boas práticas nos marketplaces – parte 2

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Semana passada falamos sobre algumas boas práticas que os marketplaces exigem. Também como essas práticas facilitam a publicação dos produtos  e consequentemente aumentam as vendas dos lojistas.

A gente sabe que como bom lojista você já fez o “tema de casa” e aproveitou para colocar as dicas da semana passada em prática. Essa semana, vamos continuar com mais que irão ajudar ainda mais a potencializar seus produtos nos marketplaces.

 

Imagem é tudo, ou ao menos, quase tudo!

Uma imagem vale mais do que mil palavras, então, mesmo que você tenha aprendido a fazer uma descrição incrível na semana passada, dificilmente seu cliente irá lê-la se a imagem não for atrativa.

Querendo ou não, quando se vende online, as fotos do seu produto são sua vitrine e necessariamente precisam ser atrativas, sem falar que você estará competindo com outras centenas de vendedores, que talvez, estejam vendendo os mesmo produtos que você. Então, você precisa literalmente mostrar que seu produto é diferente e melhor!

Uma boa foto deve ser clara e objetiva, ela está ali para mostrar o produto como se o cliente o estivesse vendo pessoalmente. O produto precisa estar destacado e mostrar seus vários ângulos, também precisa estar bem iluminado e nítido, em um fundo neutro. Procure utilizar uma câmera de qualidade para registrar todas as cores e seus mínimos detalhes. Lembre-se, detalhes são extremamente importantes e aumentam sua credibilidade perante os consumidores.

A ordem das fotos também requer atenção, a primeira foto precisa mostrar o produto inteiro, ela será a foto destaque do anúncio, dentro e fora do marketplace. Deixe detalhes e exemplos de uso para as fotos complementares, dando uma atenção especial para alguns detalhes:

 

  • Os clientes podem dar zoom na imagem, o mínimo é 500px, mas o ideal é chegar a 1000px;
  • As imagens devem ser limpas, sem edição, marca d’água, texto ou selos. Também é recomendado usar fundo branco;
  • A imagem precisa condizer com o produto anunciado, principalmente suas cores;
  • Produtos extras que não são vendidos naquele anúncio, podem confundir o comprador, mostre apenas o que você está vendendo.

 

Frete

O frete de mercadorias é um dos maiores desafios do e-commerce atual, mas as estatísticas têm melhorado nos últimos anos, tornando as entregas mais seguras e mais rápidas. Garantir a qualidade dessa etapa da jornada de compra é muito importante para fechar bem esse ciclo, além de poder contar com o bom e velho marketing boca-a-boca falando bem da sua loja.

Um detalhe para se tomar cuidado nesse caso é o cross docking, especialmente se você possui mais de um centro de distribuição, ou um local de estoque ou até se seu produto é feito sob demanda, o tempo de cross docking é adicionado ao prazo de logística, mas eles são duas etapas diferentes do processo de entrega. Garantir prazos razoáveis para ambas as etapas, vai te ajudar a cumprir esses prazos. Afinal, muito é melhor avisar seu cliente do prazo real, do que fazer com que ele espere e venha a se frustrar com atrasos, o que prejudica sua imagem perante o cliente e o marketplace.

 

Alinhe suas estratégias mercadológicas

Lembra que semana passada falamos sobre características e atributos dos produtos? Pois bem, uma outra etapa que complementa essa primeira, é a categorização de seus produtos. Ela irá ajudar os consumidores encontrar seus produtos nos marketplaces, caso você não defina suas categorias, seu produto corre o risco de não ficar tão visível quanto poderia, ou até nem chegar a ser publicado.

Outra etapa bem importante é a precificação dos seus produtos, que irá determinar  suas vendas nos marketplaces. O preenchimento do “preço Por” é obrigatório, pois trata-se do preço do seu produto em si, caso você decida realizar uma oferta promocional, o “preço De” deve ser adicionado. Simples, não? Agora, por questões de segurança, o marketplace permite uma oferta de até 50% de desconto. Caso queira realizar um desconto maior, você deve diminuir seu preço gradativamente.

Importante lembrar que o marketplace destaca suas ofertas com base no preço atual comparando com o menor “preço De” dos últimos 60 dias.

Agora é só adequar seus produtos e arrasar nas vendas!

 

E aí, gostou das dicas?

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