Como é calculado o valor do Frete?

By:

Já falamos sobre jornada de compra aqui no blog e em como é importante, além de oferecer um bom produto, garantir que o comprador tenha uma experiência agradável, isso fará com que ele lembre da sua marca no mar de marcas que é a internet e volte a comprar seus produtos mais vezes.

A jornada de compra não acaba quando o consumidor clicar no botão comprar, essa é uma etapa importante, mas as próximas podem garantir mais vendas no futuro.

Eis que voltamos a bater na tecla frete novamente, mas dessa vez vamos conversar sobre um assunto bem importante que irá te ajudar entender melhor como funciona o frete, então confere só o checklist que preparamos para te ajudar a entregar um jornada de compra incrível para seu cliente, que com toda certeza fará ele voltar no futuro!

 

Peso e Dimensões

Nem sempre objetos mais pesados terão um frete mais caro, na verdade, uma carga volumosa mesmo sendo leve, acaba ocupando mais espaço e impede que mais mercadorias sejam despachadas na mesma carga. Logo, seu frete acaba sendo maior em relação aos outro.

Vale lembrar que nem tudo é possível ser transportado via correios, muitas vezes você irá precisar enviar seu produto por transportadora, para garantir que não será necessário contratar uma transportadora sempre é bom dar uma conferida na black list dos correios.

Valor do Produto

O valor da nota fiscal é usado como base para calcular o frete, algumas características específicas também são levadas em conta como, o produto carregado é categorizado como carga valiosa, um Iphone  por exemplo, irão existir taxas de gerenciamento de risco e seguro para essa mercadoria, encarecendo o frete.

Áreas de Risco

A transportadora também leva em conta o CEP do endereço destino do seu produto, além de locais perigosos, áreas muito distantes das cidades e de difícil acesso encarecem o valor final do frete.

Pedágios e Impostos

Outro ponto a ser levado em consideração são taxas de pedágio e impostos de percurso, hoje no Brasil existem impostos específicos que regulam o trânsito de mercadorias pelo nosso país como o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), também há taxas em áreas específicas que restringem a circulação de caminhões, por exemplo.

No geral o cálculo do frete precisa ser muito preciso, estudos apresentados mais de uma vez pela e-bit, mostram que grande parte dos compradores abandonam o carrinho e não finalizam a compra devido a fretes muito altos e prazos de entrega.

 

Tabelas de Contingência de Frete

Nos marketplaces, tudo acontece muito rápido, a mínima falha pode comprometer e muito seu negócio, sem falar que às vezes o sistema de cálculo do frete acaba caindo deixando seu produto sem base de frete, o que fazer se toda a matemática de frete não acontecer na hora?

Bem, esse problema já aconteceu e ainda acontece na verdade, mas há uma solução muito simples para ela que é a tabela de contingência de frete!

Digamos que ela serve como backup de segurança do seu frete em caso de uma eventual falha no cálculo nos marketplace. Basicamente, em caso de indisponibilidade do sistema a planilha de contingência será a base do seu frete apresentado no marketplace, isso evita que o comprador não consiga terminar a compra e que você fique no prejuízo, tendo que bancar o frete, nessa tabela você pode definir valores e prazos para faixas de CEP e o marketplace vai repassar esses valores para o consumidor, então na hora de preencher as informações, fique atento a todos os detalhes. Entre em contato com seu gerente de contas nos marketplaces para saber mais.

 

E aí, gostou das dicas?

Nós da Hub2b estamos sempre trabalhando para nossos clientes terem mais tempo livre para se dedicar ao negócio, enquanto nossa solução automatiza o trabalho operacional (atualiza preço, estoque, baixa e atualiza pedidos). Ainda não conhece nossa solução de integração com os marketplaces? Clique aqui e descubra uma nova forma de gerenciar seu negócio.

Share

A Hub2b conecta a sua loja com os maiores marketplaces do mundo. Não é necessário modificar a sua operação, nem os sistemas que você já está acostumado a utilizar. É possível automatizar toda a operação, eliminando o retrabalho de atualizar várias plataformas diferentes a toda hora. Assim, você pode vender muito mais, trabalhando muito menos.


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz