Desmistificando o Buy box

By:

Trabalhar com e-commerce é uma loucura, no bom sentido, claro! No varejo online, as coisas acontecem em um ritmo muito rápido e a concorrência é intensa.

Eis que muitos sellers perguntam-se como eles podem destacar-se nos marketplaces? Em meio a tanta concorrência, o que se pode fazer para estar entre os mais vendidos, ter o melhor preço, melhor desconto, ter um prazo de entrega legal e ainda frete grátis? Digamos, que é mais ou menos por esse caminho. Se você trabalha há um tempo em marketplaces, provavelmente já ouviu falar em buy box, caso ainda não saiba, pode ficar tranquilo! O post de hoje é exatamente sobre isso!

 

O que é e como funciona

Buy box é um espaço em destaque de anúncios nos marketplaces, destacam-se produtos com melhor precificação, qualidade e valor do frete, reputação do seller e agora, na B2W, o fator distância do consumidor final, passou a ser um diferencial também. Em resumo, a qualificação do buy box é uma média de todos esses fatores, o fato da sua loja estar no norte do país, não quer dizer que não irá aparecer para um consumidor de Santa Catarina ou São Paulo, por exemplo. Essa análise e qualificação de buy box  é realizada pelo próprio marketplace, de forma automática, seus produtos cumprindo os requisitos e destacando-se, o canal de venda o deixará em destaque.

 

Quais fatores afetam o buy box

O objetivo dos marketplaces é fidelizar os clientes e deixá-los sempre felizes, oferecendo preços competitivos e um bom atendimento. Portanto, para que ganhar o buy box você precisa demonstrar excelência nos seguintes aspectos:

Estoque: mantenha o estoque atualizado e preparado para grandes demandas;

Preço e frete: preço competitivo;

Prazo de entrega: quanto menor o tempo, melhor;

Performance de entrega: atenção na escolha de transportadoras e parceiros logísticos;

Taxa de reclamação: quanto menos reclamações, maior será seu destaque;

Avaliação do cliente: seja em estrelas, pontos e comentários positivos, preste atenção nestes aspectos, a avaliação de seus clientes é a maior fonte de informação sobre seu trabalho;

Geolocalização: as chances de você aparecer para consumidores que moram próximo a sua loja, são muito maiores.

 

Adeque-se e fique entre as melhores ofertas

Imagine o buy box como um ranking, daqueles que vemos em competições, agora o seu papel como lojista é estar de acordo com alguns requisitos, para melhorar sua colocação neste ranking. Como mencionado anteriormente, você precisa ter uma média boa em boa reputação, prazo de entrega, valor do frete, preço e estoque. Esses são os fatores principais para garantir uma boa qualificação.

 

Cheque a concorrência

Principalmente no início, é muito importante dar uma olhadinha na concorrência e ver como ela se comporta, desde descrição do produto e coisas do gênero, até precificação e se ela está presente no buy box, é claro. Isso irá te ajudar a entender e detectar pontos em que você deverá dedicar seu tempo, e também analisar fatores de sua loja e produtos a serem melhorados e como colocá-los em destaque!

 

Esteja um passo à frente da concorrência

Já é muito mais que comprovado que os consumidores buscam o melhor preço, se a oferta tiver o melhor prazo de entrega então, nem se fala. Sem esquecer do “pós-venda”, que é aquele período em que o produto está em trânsito e o consumidor fica super aflito esperando sua compra chegar, as pessoas apreciam, e muito, um atendimento de qualidade e atencioso. Isso conta e bastante para seus produtos entrarem para o buy box, outro passo chave é  monitorar a situação atual do mercado, para melhorar suas ofertas. Uma dica bem legal é: deixe sempre uma margem de precificação em que você possa aumentar e diminuir o preço de seus produtos de acordo com as demandas do mercado. Caso você possua muitos produtos para monitorar, uma solução bem prática é contratar um sistema de precificação inteligente, esse tipo de sistema monitora suas ofertas e as da concorrência e trabalha sua margem de preço de acordo com o que você determina.

 

E aí, gostou das dicas?

Nós da Hub2b estamos sempre trabalhando para nossos clientes terem mais tempo livre para dedicar a sua loja, enquanto nossa solução faz o trabalho operacional (atualizar preço, estoque, baixar e atualizar pedidos). Ainda não conhece nossa solução de integração com os marketplaces? Clique aqui e descubra uma nova forma de gerenciar seu negócio.

 

Share

A Hub2b conecta a sua loja com os maiores marketplaces do mundo. Não é necessário modificar a sua operação, nem os sistemas que você já está acostumado a utilizar. É possível automatizar toda a operação, eliminando o retrabalho de atualizar várias plataformas diferentes a toda hora. Assim, você pode vender muito mais, trabalhando muito menos.


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz