6 dicas de marketing digital para pequenas empresas e empreendedores

6 dicas de marketing digital para pequenas empresas e empreendedores

6 dicas de marketing digital para pequenas empresas e empreendedores

Saiba as 6 dicas de como o marketing digital pode otimizar ações de pequenas empresas e empreendedores

Um dos grandes desafios das pequenas empresas, ou de quem está abrindo o seu negócio, é cuidar da divulgação da sua marca e garantir bons resultados mesmo com baixo orçamento ou poucos recursos disponíveis. 

O marketing digital é uma estratégia que abre um caminho de diversas opções para que a sua empresa realize ações otimizadas de marketing e que tragam retorno positivo para os negócios, e o melhor de tudo, a baixo custo. 

Selecionamos 6 dicas valiosas sobre marketing digital para pequenas empresas e novos empreendedores que podem te ajudar muito a alcançar os objetivos da sua empresa. Confira.

 

O que é Marketing Digital?

Basicamente, tudo o que fazemos hoje em dia, tem alguma relação com a internet. Buscar o telefone de um restaurante, pesquisar uma viagem, traçar o melhor caminho para fugir do trânsito, trabalhar e até fazer novos amigos. 

Ou seja, é praticamente impossível pensar ou fazer qualquer coisa sem estar conectado, e isso também se estende ao processo de compra. Estamos sempre em busca de informações relevantes e dos melhores preços sobre determinado produto ou serviço, ou descobrir sobre como solucionar algum problema, seja profissional ou pessoal. 

O marketing digital, portanto, pode ser descrito como todo o conjunto de ações que podem ser realizadas através dos meios digitais, com o objetivo de promover produtos, empresas e marcas de forma a atender o que os usuários estão buscando. Confira agora as 6 dicas que separamos para você!

 

6 dicas de marketing digital para pequenas empresas

1. Marketing de conteúdo 

Primeiramente, pesquise as palavras chave relevantes para a sua empresa e o produto ou serviço que ela oferece através de planejadores como Google Adwords, por exemplo.

Assim, você descobre quais termos os usuários estão buscando para pesquisar produtos ou serviços relacionados à sua marca e consegue planejar a produção de conteúdos voltados especialmente para atender a essas buscas e ganhar posições nas pesquisas.

Criar um blog corporativo pode ajudar muito na divulgação desse tipo de conteúdo. Ao produzir conteúdos relevantes, além de começar a rankear melhor as suas páginas para diversas palavras chave, a sua empresa começa a construir um melhor relacionamentos com os usuários e suas personas, o que promove mais autoridade para a sua marca. 

 

2. Calendário editorial

Para manter um blog interessante no ar, é preciso conteúdo! Só assim ele despertará interesse e poderá atrair visitantes para gerar mais leads para o seu negócio. Por isso, é importante manter um ritmo de publicações e determinar quando e o que será publicado.

Crie um calendário simples, mas que ajude a organizar a constância das publicações. Não é preciso liberar conteúdo todos os dias, porém é essencial manter de 2 a 3 posts por semana para formar um bom calendário editorial.

 

3. SEO 

Com técnicas de SEO, você pode otimizar o seu site ou blog para que os mecanismos de busca encontrem o seu conteúdo mais rapidamente e faça com que ele ocupe as primeiras posições nos resultados das pesquisas. Ou seja, com o SEO, você pode gerar mais tráfego orgânico para o seu site, sem gastar com espaços pagos.

Para isso, em primeiro lugar, é preciso criar um site atrativo e de boa usabilidade para garantir a melhor experiência para o usuário. Em seguida, siga algumas práticas como o uso correto das palavras chave e o uso de negritos no texto, conteúdo de qualidade e de acordo com o que o título promete, diagramação, dentre diversas outras ações. 

 

4. Guest post

Estabeleça parcerias estratégicas para o seu negócio e busque ser referenciado em outros blogs e sites através do Link Building. Ou seja, encontre parceiros que produzam conteúdos relevantes e solicite um “Guest Post”, onde vocês podem trocar conteúdos e fazer links que ajudem na performance de ambos. 

Quando um conteúdo seu é divulgado em outra página como referência, o Google começa a entender a popularidade do seu site e isso também pode ajudar muito no rankeamento e a melhorar sua posição nos resultados de busca

 

5. Redes sociais 

Os benefícios de estar presente nas redes sociais são muitos. Dentre eles, os principais são: divulgação de marca, ganho de autoridade, engajamento e aumento no número de leads e vendas.

Por isso, esteja presente nesses canais. Utilize as redes sociais para divulgar os conteúdos produzidos no blog, interagir com seu público de forma humanizada, tirar dúvidas e anunciar promoções. Lembre-se também manter um ritmo e consistência das postagens para fortalecer a sua presença nas redes. 

Leia mais em 8 dicas para otimizar a gestão de redes sociais da sua empresa

 

6. E-mail marketing

Por fim, lembre-se de criar listas de e-mails de leads e clientes para investir nessa estratégia. O e-mail marketing é uma ótima forma de nutrir os seus leads, informando sobre as novidades da empresa, novos conteúdos no blog ou eventos próximos, além de também ser uma ótima fonte de captação de novos leads. 

Amplie as oportunidades da sua empresa com uma estratégia simples e eficaz que vai deixar sua marca em constante contato com seus leads, melhore o relacionamento com os seus clientes, estabeleça uma comunicação segmentada e aumente as possibilidades da sua empresa.

O marketing digital para pequenas empresas, basicamente, é toda e qualquer ação que ajude a construir um relacionamento de qualidade com seus clientes, garantir leads qualificados no seu funil de vendas e gerar mais conversão, através de soluções de baixo investimento e com retorno eficiente.

O que está esperando? Siga todas as dicas do blog Hub2B e comece a vender mais!

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