Como reorganizar as categorias ao vender nos marketplaces?

Como reorganizar as categorias ao vender nos marketplaces?

Como reorganizar as categorias ao vender nos marketplaces?

Como você definiu as categorias no seu e-commerce?
Dizem pela Internet que uma loja deve ter de 6 a 8 categorias superiores.
Também que você precisa evitar categorias muito específicas ou profundas demais.
E que com categorias superiores muito ambíguas, é sempre difícil adivinhar onde colocar alguns produtos e você acaba incluindo-os em duas ou mais categorias, o que cria problemas de conteúdo duplicado – ruim para o SEO.

(referência: https://ecommercenews.com.br/artigos/cases/como-definir-a-arvore-de-categorias-do-seu-e-commerce/)

A sugestão então é que você dê uma olhada nos grandes players do e-commerce brasileiro, fazendo benchmarkings e replicando em seu ambiente as melhores práticas encontradas no mercado.

Aproveite a experiência dos grandes!

E quem são os grandes players do varejo online brasileiro? Isso mesmo, os marketplaces!

Estes grandes e-commerces já investiram e investem muito no estudo das melhores formas de navegação e conversão de consumidores em seus sites. Por isso eles dominam o mercado. Há muita experiência e estudo envolvido, e não é diferente quando se trata das categorias e experiência de navegação dos consumidores.

E você que anuncia lá, já sabe que precisa se adequar à eles!

Porque enviar na estrutura correta?

Ao cadastrar os produtos nestes marketplaces, é obrigatória a definição de uma categoria para o produto sendo cadastrado. Isso pode ser revisado pela equipe do marketplace, mas também pode passar direto. E o impacto de uma categoria errada nas vendas e organização daquele produto dentro do marketplace é grande! Por isso é preciso ter atenção se a categoria que está sendo enviada para aquele produto é a correta.

E no processo de mapeamento entre as categorias do seu sistema (de onde foram importados os produtos) e as categorias do marketplace é a hora certa de estruturar isso.

Se as categorias do seu e-commerce são amplas demais, você encontrará dificuldade na associação delas com as disponíveis pelo marketplace. Se você tiver um produto sob múltiplas categorias, apenas uma será importada (provavelmente a última), e você terá que redefinir em cada produto para que fique como se tivesse sido importada a que você gostaria.

Como um de nossos clientes resolveu isso usando a Hub2b?

Nosso cliente tem seu próprio e-commerce, e um mix de produtos muito diverso, e para ele a forma mais prática foi manter suas categorias bem amplas. Veja só:

Como a loja possui 8500 produtos, fica impossível fazer a redefinição de categoria produto a produto.

Foi feito então a recriação de categorias via planilha dentro do sistema Hub2b, em uma nova estrutura:

Em paralelo à isso, foi feita a importação de outra planilha com o vínculo de produto e o Código da sua Categoria (ele também poderia ter utilizado a edição em massa em conjunto com o filtro avançado da Hub2b), atualizando todos os produto.

Dica! http://bfy.tw/J80Z

Por garantia, ele desativou a carga de categorias do e-commerce dele, dentro da Hub2b, evitando assim fazer uma carga via sistema e criar confusão na operação.

Com isso pronto, foi só mapear categoria com categoria, e todos os produtos foram classificados 🙂 Problema resolvido!

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