Ideias para transformar o Dia do Cliente em um sucesso de vendas o mês inteiro

Campanha de vendas: ideias para transformar o Dia do Cliente em um sucesso de vendas

No dia 15 de setembro foi comemorado o Dia do Cliente, mas, que tal ser um sucesso de vendas o mês (ou o ano!) inteiro? Para isso, reunimos aqui algumas dicas importantes para estreitar seu relacionamento com o consumidor de forma genuína e saudável, todos os dias do ano.

Dia do cliente ou dia do consumidor?

Antes de começarmos, é importante lembrar que o Dia do Cliente não é comemorado no mesmo dia que o Dia do Consumidor, e trata-se de duas datas com propostas diferentes.

O Dia do Consumidor é uma data mundialmente conhecida pela luta dos direitos do consumidor, comemorada no dia 15 de março. Já o Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro desde 2003, e é uma data que foi criada no Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, com o propósito de homenagear os clientes.

Mas, independente de datas comemorativas, é importante ter em mente que, sem cliente não há vendas. Por isso, ele é a peça essencial para o funcionamento de qualquer comércio. Cuide bem dele, todos os dias! E agora, vamos às dicas.

 

Respeite as leis do consumidor

Primeiro de tudo, respeite os direitos do consumidor determinados por lei à risca e lembre seu público que a sua loja está preocupada com isso. Alguns dos direitos principais são:

  • Arrependimento da compra em até 7 dias corridos, após o recebimento do produto (que pode ser devolvido à loja se estiver em perfeito estado);
  • Troca de produtos defeituosos no prazo de até 90 dias, contados do dia da compra;
  • Nota fiscal da compra (enviada por e-mail ou junto ao produto);
  • Acesso às informações cadastrais da empresa, como CNPJ, endereço e telefone;

 

Ofereça descontos progressivos

Se você precisa limpar o seu estoque e, ainda assim, manter um bom ticket médio de vendas, oferecer descontos progressivos são sempre uma ótima opção para garantir preços atrativos e, assim, atingir seu público e clientes.

É simples, na compra de determinados produtos, basta oferecer um desconto de, por exemplo, 10% na segunda peça, 15% na terceira, e assim por diante, de acordo com a melhor tabela para a sua loja.

 

Cross selling e Up selling

O cross selling atua de forma simples e prática, oferecendo produtos que complementam o produto que o seu cliente está pesquisando. Talvez ele nem saiba como complementar sua compra com outros produtos, por isso, é muito importante utilizar esse processo na sua loja virtual e mostrar a ele que produtos podem ser interessantes comprar em conjunto.

Já o up selling atua de forma a oferecer um produto premium, um pouco mais caro e de melhor qualidade, de acordo com a sua busca atual. Podemos utilizar o exemplo dos serviços de streaming, como o Spotify e Deezer, que, ao optar pela versão gratuita, na mesma tela, é possível analisar a versão paga e todos os seus benefícios.

 

O carrinho abandonado

Ao contrário do que muitos lojistas pensam, o famoso “carrinho abandonado” dos e-commerces não são venda perdida, pelo contrário, podem ser uma ótima chance de conversão através do remarketing e do e-mail marketing.

Com o remarketing, o usuário passa a ver os produtos inseridos no carrinho em diversos anúncios pelas páginas visitadas, instigando-o a finalizar a compra. Já com o e-mail marketing a comunicação pode ser mais direta, oferecendo uma nova oportunidade para o cliente fechar a compra.

 

Use as redes sociais para engajar seu público

Crie posts diversificados nas suas redes sociais e, em datas especiais como o Dia do Cliente, Dia do Consumidor e Black Friday por exemplo, realize posts que interajam com o seu público, crie promoções exclusivas para os seus seguidores e ressalte sempre a importância de tê-los ao seu lado.

As ideias são muitas, como por exemplo, criar memes que conversem com a realidade do seu público, montar gifs personalizados para pausar e encontrar cupons de desconto, dar dicas relacionadas aos produtos ou segmentos que sua loja oferece, dentre diversas outras oportunidades.

 

Envie brindes surpresa

Todo mundo gosta de receber brindes, certo? Muitos clientes, inclusive, insistem para receber um. Por isso, essa é uma das maneiras mais simples de fidelizar o seu cliente e garantir que ele se sinta exclusivo e acolhido pela sua loja.

Sabe aquele produto que está lá com pouca saída dentro do seu estoque? Realize uma pesquisa e analise com quais produtos ele combina e envie-o de brinde em compras acima de determinado valor. Com certeza seu cliente vai adorar recebê-lo.

 

Disponibilize frete grátis

Todos sabemos que o frete sempre é um grande empecilho na hora de finalizar uma compra online. Muitas vezes o valor do frete não compensa se comparado ao valor dos produtos adquiridos, ou até mesmo o cliente se recusa a pagar pelo frete.

Uma boa saída é oferecer frete grátis para determinadas regiões do Brasil, dependendo de onde a sua loja atua, ou para compras acima de um valor determinado. Você também pode fazer de uma dia especial, como o Dia do Cliente, uma semana ou um mês especial. Ou seja, oferecer frete grátis durante toda a semana, ou por um período específico.

E aí, gostou das ideias? Fique ligado no blog da Hub2b para mais novidades e, se você tem uma loja virtual ou vende nos principais marketplaces do Brasil, comece a se preparar para a Black Friday 2020!

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