Saiba como evitar e reverter o carrinho abandonado em sua loja virtual

Saiba como evitar e reverter o carrinho abandonado em sua loja virtual

Saiba como evitar e reverter o carrinho abandonado em sua loja virtual

Atrair clientes para o seu e-commerce exige uma série de estratégias, já que é necessário apresentar os argumentos suficientes para que eles finalmente comprem os produtos. Para isso, é extremamente importante saber como evitar e reverter o carrinho abandonado.

Em marketplaces, o carrinho abandonado afeta bastante a performance geral do negócio. Afinal, os produtos presentes no carrinho reservam o estoque em todos os canais de venda, uma vez que esse estoque é compartilhado entre os e-commerces.

Os números mostram que os carrinhos abandonados não são situações raras. Segundo pesquisa recente do E-commerce Radar, a taxa média de abandono foi de assustadores 82%.

Diante disso tudo, fica claro que é preciso criar estratégias eficientes para evitar e reverter o carrinho abandonado, correto? A seguir, confira algumas ações simples e precisas na tarefa de diminuir a taxa de carrinho abandonado em uma loja virtual.

Estratégias para reverter o problema do carrinho abandonado

Calcular o frete na página do produto

Para o cliente, ficar sabendo o custo do frete somente após colocar o produto no carrinho é uma experiência ruim e causa a desistência em massa. Em páginas que funcionam dessa forma, o cliente tende a colocar o produto no carrinho para conseguir ver o custo e, a partir disso, confirmar o interesse ou não. Ou seja, assim a taxa de abandono some bastante.

Uma medida simples para evitar isso é oferecer o cálculo do frete ainda na página do produto. Há diversas soluções para e-commerce e plugins que podem resolver isso facilmente e evitar uma incidência maior de carrinho abandonado.

Oferecer formas variadas de pagamento

Entre os clientes, há quem prefira pagar via boleto, cartão de débito, cartão de crédito (o que cobra que o seu negócio aceite as principais bandeiras do país), entre outras opções. Isso demonstra que oferecer formas variadas de pagamento na loja é fundamental para converter visitantes em clientes. Caso a sua empresa não tenha essa flexibilidade, é natural que o potencial cliente abandone a finalização da compra, ao ver que a forma de pagamento mais adequada para ele não é disponibilizada pela loja.

Logo, não se restringir a uma determinada forma de pagamento contribui para a fidelização dos clientes de forma significativa. Esse é um meio de se adaptar à realidade e comodidade do cliente, que se sentirá mais confiante para finalizar a compra.

Utilizar e-mail marketing

Não é raro encontrar plataformas de e-commerce e marketplace que enviam um e-mail ao usuário que abandonou o carrinho de compras, no intuito de relembrá-lo dos produtos deixados de lado naquele momento. Ao se comunicar via e-mail, a empresa deixa um alerta de destaque para o cliente voltar a loja, uma vez que esse é um canal de comunicação mais direto e pessoal.

Para que a estratégia seja efetiva, algumas ações devem ser colocadas em prática, como um tom de urgência no e-mail (estoque limitado, últimas horas, etc) e a divulgação de ofertas (descontos para o cliente efetivar a compra, por exemplo).

Apostar em ferramentas de conversão

Algumas ferramentas de conversão ajudam bastante a evitar o carrinho abandonado. Um bom exemplo é a utilização de mensagens na tela quando o cliente aperta o cursor para sair da página.

Essas mensagens podem trazer um simples lembrete de que há produtos no carrinho, e se for necessário, apresentar um desconto ou outra vantagem para o cliente confirmar a compra antes de sair. Isso funciona muito bem, pois garante que o interesse real do visitante seja convertido em compra.

Investir em remarketing

O remarketing é um grande auxílio no desafio de reduzir a taxa de abandono de carrinho. O que antes era uma exclusividade das grandes empresas agora é uma excelente opção para pequenos e médios negócios.

De modo geral, a estratégia funciona da seguinte maneira: quando um visitante demonstra interesse em um produto da loja virtual, colocando-o no carrinho de compras, por exemplo, mas por algum motivo não fecha a compra, ele começará a ser alcançado por anúncios desse mesmo produto quando estiver navegando na web.

Esses anúncios “refrescam” a mente quanto ao produto, permitindo que o visitante volte ao site da loja e finalmente feche a compra. O remarketing funciona por meio de “cookies”, que ficam armazenados no computador do visitante e no código do site. Feito isso, quando o usuário entrar em websites vinculados à plataforma de publicidade do Google, o buscador começará a divulgar as campanhas da sua empresa.

Disponibilizar espaço para comentários

Oferecer um espaço para comentários pode parecer uma medida desnecessária para muitas pessoas, mas a realidade é que essa é uma maneira muito simples de utilizar a força da chama “prova social”.

Isso significa que o feedback positivo de um cliente serve de incentivo a mais para os usuários que desejam comprar na sua loja tomarem a decisão. Afinal, quem nunca conferiu os comentários sobre o vendedor em compras online? Essa é uma ótima maneira de gerar autoridade para a empresa e aumentar a confiança dos consumidores.

Também é possível utilizar a seção de comentários para responder questionamentos dos consumidores em relação ao funcionamento dos itens, e assim complementar a descrição de produtos. Não deixe de fazer essa ação, pois dúvidas não respondidas podem levar à desistência da compra (e normalmente elas se repetem entre os usuários).

Solicitar os principais dados do cliente

O excesso de burocracia incomoda bastante os clientes. Há situações cotidianas em que não conseguimos nos livrar dela, mas, em uma jornada de compra virtual, isso não só pode como deve ser feito. Procure tornar o processo de vendas prático e simples. Dessa forma, as chances de enfrentar problemas técnicos e fugas de usuários são bem menores. Para isso, solicite apenas as informações essenciais ao cliente.

Entre elas, podemos citar informações referentes à emissão de notas fiscais, dados de pagamento e endereço para envio dos produtos. Se for realmente preciso solicitar mais informações, é indicado dividir o processo em etapas, com formulários curtos e dinâmicos.

Ao aplicar as estratégias citadas acima da maneira correta, a chance de evitar e reverter o número de carrinho abandonado no seu e-commerce será alta, uma vez que todas as dicas estão relacionadas à melhoria da jornada de compra do cliente. Isso, certamente, trará para o seu negócio um diferencial competitivo.

Gostou das dicas? Quer saber como melhorar o desempenho da sua loja virtual? Leia o nosso artigo sobre os 8 erros no e-commerce que você deve evitar. Boa leitura!

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