SEO para ecommerce: melhore a visibilidade do seu produto

SEO para ecommerce: 5 dicas para melhorar a visibilidade do seu produto nos marketplaces

Assim como temos o Google e o Bing como ferramentas de pesquisa, também podemos considerar as plataformas de marketplace dessa forma, porém focadas na busca de produtos. E, assim como os buscadores gerais, os marketplaces precisam fornecer sempre os melhores resultados para cada busca realizada, certo?

Construir credibilidade sobre sua loja e produtos é uma das principais estratégias para vender online. Porém, para manter o bom desempenho de vendas em marketplace, é preciso um bom posicionamento dos seus anúncios para que haja maior visibilidade dos produtos e da sua loja dentro das vitrines virtuais.

Como anda a qualidade dos seus anúncios nas plataformas de marketplace? Seus produtos estão no topo das buscas? Veja as principais dicas que separamos neste post para melhorar ainda mais a relevância dos seus anúncios dentro das plataformas marketplace.

 

A importância do SEO para ecommerce

Primeiro de tudo, vamos entender um pouco sobre o SEO, search engine optimization, que é uma das técnicas mais conhecidas atualmente no mundo do marketing digital, e são voltadas para ranqueamento de conteúdos na internet, como sites, blogs ou vídeos.

SEO é um conjunto de diversas estratégias focadas, principalmente, na utilização de palavras-chave relevantes sobre os temas buscados pelos usuários. Quando você busca algo no Google, geralmente existem dois tipos de resultado: os anúncios pagos no topo da página e, em seguida, os anúncios com maior relevância orgânica, ordenados.

O objetivo do SEO é, portanto, posicionar melhor as páginas organicamente, ou seja, sem a necessidade de adquirir anúncios pagos para melhorar a visibilidade da página. Porém, a concorrência pode ser acirrada, por isso é tão importante adotar boas práticas e investir em uma boa estratégia de SEO.

Com os marketplaces não é diferente. Porém, essas plataformas já estão realizando o trabalho de SEO externo para garantir o melhor posicionamento para sua plataforma nas buscas e, assim, garantir tráfego para os produtos anunciados pelos sellers.

Por isso, sua preocupação deve ser com o SEO para ecommerce, dentro das próprias plataformas marketplace, para posicionar melhor os seus produtos nas buscas internas, ou seja, já dentro da plataforma, e não pelo buscador Google ou Bing.

Cada marketplace possui o seu próprio critério de ranqueamento para considerar quais produtos são mais relevantes para o usuário e, assim, decidir a ordem do posicionamento dos mesmos durante as buscas.

Quais as vantagens de um bom posicionamento?

São diversos os benefícios das estratégias de SEO dentro dos marketplaces. Mas é importante levar em conta que, assim como qualquer planejamento ou nova estratégia, são investimentos que levam certo tempo para começar a dar resultados. Por isso, quanto antes você estiver preparado, mais rápido sairá na frente para conseguir:

  • Garantir boa reputação, um dos principais fatores de ranqueamento para um marketplace. Sua credibilidade como loja pode melhorar o SEO e, assim, aumentar seu tráfego e vendas e otimizar ainda mais sua reputação, o que se torna um ciclo vicioso e melhora seu índice de recompra e fidelização de clientes;
  • Aumentar o tráfego orgânico dos seus produtos e estar nos primeiros lugares dos resultados de busca,
  • Melhorar a taxa de conversão, pois um bom posicionamento pode significar mais chances de conversão em relação à quem aparece nas páginas posteriores.

Montar uma boa estratégia de SEO demanda tempo e a previsão de retorno é a longo prazo. Por isso, planeje com cuidado e invista em um colaborador ou até uma equipe especializada ao seu lado para cuidar exclusivamente da área. Você vai ver como o retorno pode ser extremamente positivo.

Depois de entender tudo sobre estratégias de ranqueamento, veja agora as 5 principais dicas que separamos para você levar os seus produtos ao topo das buscas nas plataformas marketplace:

 

1. Encontre a melhor plataforma para o seu produto

Para decidir qual é o melhor marketplace para anunciar os seus produtos, pesquise e conheça tudo sobre as plataformas. Entenda qual é o seu público alvo principal, quais são as regras de anúncios e todas as suas particularidades, para assim definir quais plataformas estão de acordo com a sua estratégia.

Leia mais em Como encontrar o melhor marketplace para o meu negócio?

 

2. Crie um título descritivo e use palavras chave

Para ranquear bem a sua loja e produtos, é fundamental criar um título que seja atrativo para o usuário e que contenha as principais palavras chave que tenham relação direta com o seu produto. Lembre-se de ficar atento às regras das plataformas e respeite o número de caracteres e atributos que podem ser descritos.

 

3. Qualidade na descrição e imagens do anúncio

De nada adianta um bom título, sem uma boa descrição, certo? Por isso, é importante detalhar o seu anúncio ao máximo e descrever todos os principais atributos, informações e benefícios do seu produto para facilitar o entendimento do consumidor e aumentar suas chances de conversão. Não se esqueça de usar as palavras chaves por aqui também!

 

4. Invista em um estoque seguro

Nada pior para um cliente do que se apaixonar por um produto zerado no estoque, não é mesmo? Por isso, esteja atento às sazonalidades dos seus produtos, identifique quais produtos possuem mais saída através de relatórios de curva ABC, planeje seu estoque e informe ao marketplace uma quantidade realista e que dê credibilidade ao seu produto.

 

5. Mantenha um atendimento e pós venda qualificados

Uma das principais formas de se destacar nos marketplaces, é com uma boa reputação. Já falamos disso um pouco mais acima, mas vale enfatizar. Invista em um bom serviço de atendimento, tanto para potenciais clientes quanto para clientes atuais.

Responda dúvidas rapidamente, crie canais diversos e incentive que os compradores façam avaliações dos seus produtos e mandem feedbacks dentro da plataforma após a compra. Mas não vale mentir, certo? Por isso, ofereça o melhor serviço para receber as melhores avaliações e subir cada vez mais no ranking de buscas.

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