Aprimore sua jornada de compra em 3 passos

Ter domínio do seu processo de venda e ser um mestre da gestão dos seus produtos é um máximo. Com toda a certeza te dá ânimo de querer vender cada vez mais, o que nos leva até um ponto muito importante de todo seu processo de vendas: e experiência de compra do seu cliente.

A experiência de compra é um assunto que anda muito em alta e que provavelmente nunca deixará de estar, porque, basicamente, ele ditará o sucesso do seu negócio. Percebemos 3 pontos primordiais para proporcionar uma boa experiência de compra para seu cliente e ser um sucesso de vendas!

 

Clareza de propósito!

Você já parou para se perguntar o propósito do seu negócio? Se sua resposta foi “vender mais” eu tenho uma coisa pra te dizer: PHÊÊÊÊÊÊÊÊNNN!!!!!!! Resposta errada.

É óbvio que o objetivo de todo negócio é vender, mas o que te faz diferente dos demais que fazem exatamente o mesmo que você, e algumas vezes, por um preço menor? A concorrência é alta e para se destacar no mundo dos iguais você precisa entender e saber com toda a certeza do mundo como seu produto está tornando melhor a vida do seu cliente. Por exemplo, uma loja de sapatos não vende apenas sapatos, ele proporciona “conforto, sofisticação e elegância” para seu consumidor. Provavelmente esse será a coisa mais “marketeirazinha” que você vai ouvir hoje.

Pense na experiência de compra de seu cliente como uma jornada, onde ele irá percorrer pela galáxia de interesse onde haverão milhões de outras estrelas iguaizinhas a você, mas por que a sua estrela tem um brilho especial ele escolhe a sua e não as outras? Porque a sua estrela destacou-se aos olhos dele. Tenha claro qual seu diferencial e o que faz sua estrela ser “a estrela”.

 

Cumpra o que prometeu.

Não há nada mais frustrante para um consumidor, do que comprar “coelho por lebre”, prometer algo e não cumprir é o pior ultraje que se pode cometer contra seu cliente, sem mencionar que isso é horrível para seu negócio.

Uma jornada é muito desgastante, porque a única coisa que o consumidor deseja é sanar um problema que ele tinha, ou acabou criando ao desejar comprar um produto específico. Se

você prometeu a ele uma estrela brilhante azul, por favor, não entregue uma estrela verde azulada. Não é a mesma coisa.

Garanta que a gestão de seu estoque está em dia, que os tamanhos e cores oferecidos estão realmente constando em estoque. Tal organização é de primordial importância.

Seja honesto com seu cliente, ele se sentirá lisonjeado com tal consideração e também o fará sentir-se especial. As pessoas gostam de se sentir especiais.

 

Proporcione a melhor experiência

Não basta garantir apenas o melhor preço, a maioria dos consumidores estão dispostas sim a pagar um pouco mais se forem bem atendidos. Depois de explorar toda uma galáxia de opções, chegar até sua estrela e decidir levar esta para casa, o mínimo é tratar bem seu consumidor e ser empático com seu cliente durante toda a jornada e depois que ela terminar, que nada mais é quando ele efetua a compra. A experiência de compra não acaba quando ela termina! Parece frase motivacional pronta, mas é um fato: comprar o seu produto é só a pontinha do iceberg. Existe toda uma relação pós venda que irá garantir a satisfação do consumidor e garantir que ele volte mais vezes.

Caso o cliente venha enfrentar algum problema ou defeito em com seu produto, procure entender sua posição e pense na melhor solução para ele. Isso, além de fazer ele sentir-se bem atendido dá credibilidade à sua loja.

Lembre-se: o sucesso do seu negócio depende única e exclusivamente do seu consumidor!

E aí, gostou do post?

A gente se preocupa bastante com a experiência de compra do consumidor e pensando nisso fornecemos uma ferramenta muito legal para otimizar o tempo dos lojistas e facilitar os processos de gestão dos produtos em marketplaces. Quer saber mais? É só conferir aqui.

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