Carrinho abandonado: como fazer a recuperação em estratégias de vendas

Carrinho abandonado: como fazer a recuperação em estratégias de vendas

Carrinho abandonado: como fazer a recuperação em estratégias de vendas

Talvez você ainda não tenha notado, mas, já pensou que o carrinho abandonado pelos seus clientes na sua loja virtual pode ser um dos grandes motivos pelo qual sua loja não está vendendo o quanto poderia? E mais, por clientes que estavam engajados.

Por isso, é muito importante ter em mente que a recuperação dos carrinhos abandonados pode se tornar uma das grandes estratégias de conversão de vendas do seu negócio. Vamos entender mais sobre o assunto no artigo a seguir.

O que é o carrinho abandonado?

Sabe quando você está caminhando pelo shopping ou pelo mercado, entra em uma loja, encontra alguns produtos do seu interesse e os coloca em um cesto ou carrinho? Pois é. O mesmo acontece com as lojas virtuais. Enquanto o seu cliente navega pelo seu site para buscar alguns produtos, alguns podem chamar mais atenção e pode ser que ele os separe em um carrinho virtual.

Mas, da mesma forma que, por algum motivo, você pode acabar deixando esse cesto de lado na loja, seu cliente também pode ser influenciado por algum fator que o faça fechar seu site antes de finalizar a compra online. E a parte boa é que talvez ele nem tenha desistido, apenas deixou para depois.

 

Quais os principais motivos de abandono de carrinho?

O abandono do carrinho virtual pode acontecer por diversas razões, desde o famoso “estava apenas olhando ou pesquisando alguns produtos”, distrações, fatores externos ou até por motivos do próprio site. Vamos ver quais são os principais deles:

  • Frete considerado muito alto ou sem frete grátis
  • Prazo de entrega muito longo
  • Processo de cadastro e compra muito longo
  • Má navegação e usabilidade do site
  • Políticas de troca e devoluções

Ou seja, fica clara a importância que os consumidores dão para um bom processo logístico para garantir as entregas dentro do prazo e por um preço justo e, claro, uma boa experiência de compra dentro da sua loja.

Por que é importante se preocupar com a recuperação de carrinho?

É muito importante adquirir tecnologias que possam medir o nível e a taxa de abandono dos carrinhos da sua loja virtual, já que a alta dessa taxa pode significar que os seus clientes não estão satisfeitos por algum motivo e você precisa estudá-lo para melhorar a sua conversão.

Afinal, qualquer produto abandonado ou esquecido, é um faturamento que sua loja está deixando de ter, o que pode atrapalhar o seu planejamento financeiro e impedir que você bata suas metas de vendas, por exemplo.

Por isso, tenha total conhecimento sobre os motivos pelos quais os seus usuários abandonam os carrinhos e revise seu site, reavalie suas políticas, analise o que pode ser feito para diminuir ou eliminar o frete, crie promoções atrativas para os seus clientes, e também não deixe de realizar a recuperação de carrinho, dentre diversas outras ações.

E claro, é muito importante sempre revisar todas essas ações e alterações feitas para criar novas estratégias sempre que necessário e otimizar ainda mais a experiência de compra dos seus clientes.

 

Como recuperar carrinhos abandonados no seu e-commerce

Uma maneira muito eficaz de recuperar os carrinhos abandonados da sua loja virtual, é implementar boas campanhas de e-mail marketing para motivar os usuários a voltarem para sua loja e finalizarem as compras.

Por isso é importante construir ações onde você registra o e-mail dos seus leads enquanto navegam no seu site, como um formulário para receber uma newsletter, por exemplo. Assim, com os e-mails em mãos, você pode criar cadências de mensagens para lembrá-lo de finalizar a compra ou enviar algum tipo de desconto ou promoção para, assim, engajá-lo e tornar a venda efetiva.

Monitore os resultados constantemente e foque nas melhores estratégias para analisar os resultados das suas campanhas e encontrar o que realmente faz sentido para os seus usuários. Assim, sua loja virtual pode trazer muito mais resultado e converter mais vendas.

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