Como é um sistema de Troca Eletrônica de Dados?

Como é um sistema de Troca Eletrônica de Dados?

Como é um sistema de Troca Eletrônica de Dados?

Em nossos artigos Entendendo a Troca Eletrônica de Dados e Como a Troca Eletrônica de Dados pode aumentar a lucratividade da sua empresa?, falamos brevemente sobre a Troca Eletrônica de Dados (ou EDI) e como essa tecnologia pode ser fundamental para o seu negócio. Neste artigo, iremos entender quais são os componentes de um ambiente de Troca Eletrônica de Dados.

Um sistema de Troca Eletrônica de Dados possui basicamente três componentes: Mensagens Padronizadas, Programa Tradutor e Meio de Comunicação.

Mensagens Estruturadas

Empresas precisam se relacionar com outras empresas. Geralmente elas possuem um conjunto de softwares para automatizar seus processos e trazer resultados para o negócio. Estes, por sua vez, se comunicam utilizando mensagens (arquivos) estruturadas.

Em muitos casos, cada sistema adota um formato de mensagem estruturada ou um padrão de mensagem para importar e exportar dados.

Uma informação de endereço de um cliente em um sistema de gestão pode estar padronizada em apenas um campo, contendo nome da rua, número e bairro. Por outro lado, em outro sistema, esta mesma informação pode estar em três campos: campo rua, campo número e campo bairro.

Ao exportar essas informações para um arquivo, o formato também pode variar. Um sistema, por exemplo, adota o formato XML (valores delimitados pelos sinais de maior e menor (<>), como a Nota Fiscal Eletrônica) para geração de arquivos, enquanto o outro exporta em formato CSV (texto separado por vírgula).

Formatos de arquivos
Formatos de arquivos

Existe uma infinidade de formatos e padronizações. Estas mensagens (arquivos), quando enviadas e recebidas entre sistemas, precisam ser traduzidas para um formato adequado.

Programa Tradutor

Um Programa Tradutor converte o formato de uma mensagem recebida para um formato de mensagem entendida pelo sistema receptor, e vice-versa para mensagens enviadas a outros sistemas.

Programa Tradutor
Programa Tradutor

Programas Tradutores, em sua maioria, possuem funções de criação de formatos de mensagens, mapeamento de mensagens de origem e destino, criação e edição de perfis de parceiros comerciais, gerenciamento do meio de comunicação, etc.

Comunicação

Após a tradução de uma mensagem, esta deve ser enviada para o seu destino. Este destino pode ser um diretório, um e-mail, um web-service, um servidor de arquivos na Internet (FTP), entre outros.

Meios de Comunicação
Meios de Comunicação

O processo de comunicação é responsável por isso: buscar o documento de saída da tradução, e enviá-lo para o destino configurado (pelo Programa Tradutor).

A integração de dados entre sistemas é essencial para o bom desenvolvimento das empresas. Comunicação com clientes e fornecedores precisa ser mantida para obter vantagens sobre concorrência e diferenciais de mercado. O uso da Troca Eletrônica de Dados facilita esta comunicação entre diferentes sistemas, adicionando valor aos negócios, agilizando processos e melhorando acordos comerciais.

Comentários
Share

A Hub2b conecta a sua marca com os maiores marketplaces. Conheça a ferramenta mais prática para gerenciar e automatizar a sua operação nos marketplaces.