Fragmente os objetivos!

Fragmente os objetivos!

“Os objetivos orientam as ações das pessoas”.

Quando colocamos esta afirmação sob um ponto de vista empresarial, estes objetivos se traduzem no que conhecemos por Missão da empresa.

Objetivo é definido para se alcançar. E assim, existem aqueles de longo prazo, e aqueles de curto prazo.

Durante o percurso para atingir um objetivo de longo prazo, é possível que as pessoas percam aquela motivação que existia quando elas iniciaram.

Duas causas são muito comuns para esta perda de motivação: as atividades do dia a dia se tornarem automáticas na visão das pessoas, pois elas esqueceram dos objetivos; e o objetivo ser visualizado como impossível ou muito difícil de ser alcançado.

Então, basicamente:

  • É preciso trazer os objetivos para perto das pessoas;
  • É preciso manter elas motivadas;
  • É preciso evitar que as atividades se tornem automáticas.

Uma estratégia interessante para aproximar objetivos no dia a dia das pessoas, e também manter a motivação delas, é fragmentar os objetivos em objetivos menores. “Objetivos de curto prazo levam a pequenas vitórias, e estas vitórias encorajam as pessoas à caminhar até a próxima vitória” (Dan Heath). Funciona como a escalada de uma montanha, onde a chegada em cada campo base representa uma vitória, até a conquista total, que é o ápice, o objetivo final.

Foto: travel.siliconindia.com
Foto: travel.siliconindia.com
“Funciona como a escalada de uma montanha, onde a chegada em cada campo base representa uma vitória, até a conquista total, que é o ápice, o objetivo final.” 

E para evitar que as atividades do dia a dia se tornem automáticas, é preciso criar ambiente. Um ambiente agradável, feliz, ajuda a superar este problema. Além disso, é importante que as atividades tragam algum desafio para quem as executa. Diferentes formas de realizar, discussões de idéias sobre a tarefa e também sobre o processo que “pede” a execução da mesma, são meios que, juntamente com o ambiente, evitam a criação da rotina.

Sobretudo, a motivação depende de cada pessoa. Assim, a dica final é manter o alinhamento dos objetivos da empresa com os objetivos dos colaboradores.

Comentários
Share

A Hub2b conecta a sua marca com os maiores marketplaces. Conheça a ferramenta mais prática para gerenciar e automatizar a sua operação nos marketplaces.