O que é e como integrar o ERP no marketplace?

By:

Para diminuir a incidência de trabalho manual e repetitivo no seu e-commerce, é interessante conhecer as aplicações que visam unir e centralizar informações. Se você utiliza plataformas de venda, é importante saber como integrar um sistema ERP no marketplace para conseguir elevar o número de vendas.

Neste artigo, explicaremos um pouco mais sobre o ERP e como integrar esse sistema ao seu marketplace. Confira!

O que é ERP?

ERP é um sistema de gestão que otimiza o controle das informações das empresas, automatizando os processos e centralizando as tarefas de diferentes setores em uma única plataforma.

Esse sistema facilita bastante a vida dos donos de e-commerce, já que permite uma administração mais eficiente que gerencia pagamentos e questões como controle de estoques, evitando erros e elevando a produtividade. Ademais, ele resulta em uma maior eficiência na entrega dos resultados para o cliente, reduzindo consideravelmente o tempo das operações.

Quando aplicado à dinâmica dos marketplaces, o ERP pode ser usado para gerenciar os produtos dentro dessas plataformas — geralmente com gerenciamento das comissões e controle de prazos de pagamentos, por exemplo.

Como integrar o ERP no marketplace?

Estude o alcance e o público do marketplace antes da integração

Antes de pensar em integrar, é necessário escolher o marketplace certo para o seu tipo de negócio. Afinal, uma loja de produtos esportivos, por exemplo, não é o local ideal para quem quer vender instrumentos musicais. É importante que você estude o público da loja em que você anunciará seus produtos para checar se realmente é a plataforma ideal.

Lembre-se de que o marketplace conectará você ao seu público. Por isso, é preciso escolher a loja adequada para alcançar os clientes certos e obter o máximo de retorno sobre os investimentos.

Verifique se a plataforma possibilita a integração

É importante verificar as diretrizes específicas do marketplace, se a plataforma possibilita a integração automatizada ou se esse processo deve ser feito manualmente. Descubra, também, qual é a documentação necessária — em alguns casos, isso é exigido. Estude o máximo possível para evitar problemas e perdas de tempo.

Procure por empresas especializadas em integrações de e-commerces com marketplaces

Para integrar o ERP da sua empresa com o marketplace escolhido, uma possibilidade interessante é a do uso de hubs integradores. Esse tipo de sistema viabiliza a comunicação entre os softwares internos (seja ele um ERP ou não) com as plataformas de venda, cuidando de todos os processos intermediários com automação e eficiência.

Com hubs, você poderá terceirizar essa intercomunicação e se preocupar com outras questões estratégicas. Se optar por apenas um ERP, precisará de mais funcionários para trabalhos repetitivos e suscetíveis a erros; já com hubs, poderá dispensar essa mão de obra extra e contar com mais automação — maximizando os benefícios de um ERP.

Se você escolher uma empresa respeitada e especializada para disponibilizar hubs, como a Hub2b, contará com o apoio de um bom sistema para gerenciar questões de estoque, pagamentos, sincronizar devidamente a situação dos produtos nas plataformas com o ERP em tempo real, e criar e editar anúncios personalizados para os diferentes canais. 

Ademais, todo o processo de estudo da parte técnica das integrações, como lidar com as API’s e os bancos de dados das plataformas será feito por uma equipe devidamente treinada. Ou seja, você não terá que se preocupar.

Como vimos, ERP’s são fundamentais para a gestão de uma empresa e auxiliam na integração com marketplaces. Mas, para obter ainda mais agilidade e redução de erros e custos, hubs integradores são essenciais.

Se você gostou de aprender mais sobre ERP no marketplace e quer uma boa empresa para ajudá-lo a centralizar as informações e controlar as operações do seu e-commerce, entre em contato conosco!

Comentários
Share

A Hub2b conecta a sua marca com os maiores marketplaces do mundo.