O que você preparou para o dia dos pais?

O que você preparou para o dia dos pais?

O que você preparou para o dia dos pais?

E então vendedor, o que você vai fazer para incentivar suas vendas neste dia dos pais? Ou está esperando que os clientes caiam do céu?

É importantíssimo se colocar no papel do seu cliente nessa hora. O que ele procura? O que ele espera? Do que ele precisa de ajuda? Que problema ele tem?

E-commerce é muito de momento, ou seja, atingir o emocional da pessoa e faze-la comprar naquela hora é a meta. E é o emocional na hora certa que direciona a mudança e a tomada de decisão das pessoas.

Você está fazendo o básico?

1) Criar conteúdo sobre o dia dos pais

Você já criou um post no seu blog, escrevendo sobre sugestões de presentes, para que seus potenciais clientes o encontrem? Eu sempre procuro ideias diferentes de presentes quando preciso, tentando sair do óbvio (cueca, meia, ferramentas, material esportivo, sapatos). Tem alguma dica “fora da caixa” de presente? Seu produto combinado com algum outro? Uma dica de ação que envolve seu produto, como um momento envolvendo o vinho que você vende, uma mistura ou aplicação diferente envolvendo o seu produto, algo assim?

2) Preparar e disponibilizar sua promoção

Você consegue praticar algum desconto especial para esta promoção? Não um desconto básico (um dia fui num shopping e o panfleto dava direito à 5% de desconto. Pensei: “isso eu ganho se pechinchar ou se eu pagar à vista”), mas sim um desconto chamativo, competitivo. Você preparou seu estoque? Seu frete? Estoque é tão importante quanto preço! E as embalagens? Você preparou algum folder dizendo que o pedido foi preparado por um pai como ele, criando assim uma empatia? Este folder incentiva o cliente à compartilhar nas redes sociais e “marcar” a sua Marca? Mesmo se o pedido vem do marketplace, já pensou em fazer isso para convence-lo?

 

3) Marketing direcionado

Já preparou a lista de e-mails? Esposas, filhos, os próprios pais? E para os amigos próximos que podem presentear pais conhecidos? Padrinhos? Direcionar seu conteúdo e suas promoções é outro ponto importantíssimo! Aonde está seu público alvo? É coerente com seu preço e frete bem pensados quando você estava preparando sua promoção?
Seus clientes que vieram da primeira compra dos marketplaces, você vai entrar em contato com eles via mensagem de celular ou whatsapp avisando da promoção? (os clientes que vieram pelo marketplace não tem e-mail – por regra dos marketplaces – mas tem telefone de contato).

4) Analisar o momento da compra, e alinhar abordagem

Você precisa fazer isso com tempo! Já pensou em fazer seu conteúdo sobre o dia dos pais, divulgar 17 dias antes (5 dias antes do seu melhor prazo de frete – vamos dizer que para o interior de Santa Catarina é 12 dias), e, sabendo que o frete leva 12 dias, ligar para ele 14 ou 15 dias antes oferecendo seus produtos (pense na compensação do boleto!)? Isso mesmo! Venda on-line não é esperar o cliente cair do céu (ou do Google!). Pense como vender de forma recorrente aos seus clientes existentes!
Fazer essa abordagem no tempo certo é “batata”! Muitas vezes eu lembrei em cima da hora de comprar o presente para dia dos pais (vida corrida!), e no fim das contas acabei até desistindo por causa do prazo e comprando na minha cidade mesmo, e na maioria das vezes eu nem gostei do presente (eu me sinto bem se gosto do presente que estou dando).
Mas claro, não esqueça de calcular seus custos ao fazer isso! Faz sentido as ligações ou mensagens incentivando a compra?

Pense bem, planeja-se! E aproveite o momento!

Boas vendas!

Comentários
Share

A Hub2b conecta a sua marca com os maiores marketplaces. Conheça a ferramenta mais prática para gerenciar e automatizar a sua operação nos marketplaces.