O serviço de Frete para os Marketplaces

O serviço de Frete para os Marketplaces

O serviço de Frete para os Marketplaces

Nas últimas semanas a Hub2b reescreveu o seu serviço de intermediação de frete dos marketplaces, melhorando a performance e acertando problemas técnicos que afetavam diretamente as lojas. Assim, neste mês de Março (2019), estamos migrando internamente o serviço antigo para este novo. Seguimos ajustando nossos serviços e integrações continuamente, para cada vez mais melhorar a proposta de valor que entregamos.

Entenda o serviço de frete

Uma das vantagens de um Hub de Integração é a centralização da configuração do frete e a replicação para todos os marketplaces envolvidos que permitem isso. Isso facilita o ajuste em detalhes da operação, como alterar o valor do frete para uma faixa de CEP, adicionar um novo serviço que foi habilitado por uma transportadora, ignorar/invalidar o frete em uma zona de risco, o que reflete para todos os marketplaces de uma vez, de forma mais rápida.
Isso não exclui a tabela de contingência, necessária em cada marketplace, mas com certeza acelera a aderência de novas vantagens sobre o frete.

Como funciona o frete dos marketplaces?

Quando o consumidor preenche o CEP no marketplace, o site solicita para a Hub2b o valor e prazo do frete para o Produto em questão. Neste momento, a Hub2b consulta as dimensões, peso, cubagem, crossdocking e estoque que tem armazenado, e utiliza estes dados junto da opção (sistema) configurada para intermediação do cálculo do frete. Este cálculo pode ser realizado por parceiros, chamados de Gateways de Frete, ou em casos mais simples, pela própria Hub2b.

A Hub2b então recebe estes dados calculados, e repassa de volta ao marketplace os valores, prazos disponíveis e o nome do serviço do frete.
Assim, o Marketplace pode consultar, em tempo real, o preço e prazo de um frete para um determinado produto.

Este processo acima precisa ocorrer de uma forma tão eficiente, por afetar a compra do consumidor, que os marketplaces definem alguns requisitos técnicos que precisam ser seguidos estritamente. Veja alguns exemplos:

Via Varejo: Tempo de resposta médido menor que 800ms; Uptime mínimo de 98%;

Netshoes: Deverá ser retornado somente os tipos de entregas conhecidos pela plataforma de e-commerce: Expressa, Normal ou Super expressa; Tempo de resposta menor que 400 ms; Disponibilidade de 99,9%, 24 horas, sete dias por semana; Suportar a volumetria de 500 requisições por minuto ou 9 por segundo.

Walmart: O tempo de resposta deve ser menor que 5 segundos.

Negocie melhores condições de frete!

O frete é um ponto estratégico na venda em marketplaces. Ele sempre é considerado no BuyBox – e segundo o relatório Ebit, é o item que mais gera INSATISFAÇÃO nos compradores – afetando diretamente nas vendas. Por isso, conseguir uma boa negociação de preço de frete e prazo de entrega com as transportadoras é muito positivo. Refletir os preços e prazos que foram negociados o mais rápido possível nos marketplaces então, nem se fala.

Para negociar melhores condições de frete, vale conversar bem com as transportadoras, e estar munido com informações úteis. Alguns itens interessantes de se ter em mãos ao negociar são: seu histórico de envios geral; crescimento de pedidos geral, por região e também dividido por capital e interior; mapa de origem das cotações de frete (seja de cotações que viraram pedidos ou não), entre outras.

A Hub2b consegue ajuda-lo com algumas dessas informações. Consulte-nos!

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