Saiba como escolher o sistema ideal para sua empresa

Saiba como escolher o sistema ideal para sua empresa

Saiba como escolher o sistema ideal para sua empresa

Por trabalhar com integração de sistemas, algumas vezes somos perguntados quais sistemas indicamos para a empresa usar em sua gestão. Mas adquirir um sistema não é como comprar tomate na feira, onde todos são iguais e disputa-se o preço. Vamos imaginar que nos pediram a indicação de um sistema de gestão de clientes, um CRM.

Antes de tudo, faça uma lista de requisitos das suas (da empresa) necessidades antes de começar a utilizar o CRM. Assim você tem um direcionamento próprio sobre o que deseja controlar, o que tem prioridade e importância, e então você pode analisar melhor a necessidade de uso do CRM e verificar aquele que será mais adequado à sua realidade.

Liste seus requisitos, pode ser de forma simples assim:

  • “Preciso controlar os contatos para quem já liguei e preciso ligar”;
  • “Quero ter uma lista de todos os meus clientes e saber datas especiais (aniversário) de cada um”;
  • “Quero saber quais produtos o cliente já comprou”;
  • “Quero saber quais produtos o prospect esteve interessado”;
  • “Quero mandar e-mail marketing para os prospects, clientes”;
  • “Preciso integrá-lo com o site e com o ERP”.

Depois você define quais dos requisitos que foram listados são importantes, e quais você não pode viver sem. É basicamente uma classificação de importância e prioridade.

Após ter feito a listagem e definido a importância e prioridade de cada requisito, faça sua procura no mercado (vale Google, Grupos de CRM, indicações, etc).

Quando você está selecionando um software para fazer a gestão da sua empresa, vale considerar:

  • As linguagens que o software trabalha (português, inglês, etc);
  • Teste do software enquanto a conta estiver Trial (muitos permitem você realizar testes por 15 ou 30 dias);
  • Se o sistema importa e exporta os dados (via API ou arquivos), para que você consiga integrá-lo com os outros sistemas que já utiliza ou para migrar os dados para outro sistema, sem retrabalho e perda de informações.

Sempre escolha um sistema levando em consideração as necessidades da sua empresa e não porque o software é famoso, ou mais caro ou possui dezenas de funcionalidades. Seguindo a analogia, não escolha um sistema como se fosse escolher um tomate na feira. Prepare sua lista de requisitos e faça uma checagem em todos os sistemas antes de fazer sua escolha. Desta forma, fica muito mais fácil encontrar o sistema ideal.

Comentários
Share

A Hub2b conecta a sua marca com os maiores marketplaces. Conheça a ferramenta mais prática para gerenciar e automatizar a sua operação nos marketplaces.