Você já ouviu falar em API?

By:

“Na verdade os negócios modernos estão, todos, se tornando negócios digitais, governados por software. As empresas tornam-se cada vez mais “software enabled enterprises”. O que é a Airbnb, que está afetando a indústria hoteleira? Uma empresa de software… O que são EasyTaxi e Uber, que recolucionam a velha indústria de taxis? Empresas de software…” (TAURION, Cezar, 2014).

API

Fato é que softwares precisam trocar informações. Assim, cada um precisa disponibilizar sua própria API (Application Programming Interface). As APIs incentivam a colaboração.

Uma API em seu nível mais básico, permite que o seu produto ou serviço “converse” com outros produtos ou serviços. Assim, uma API é um ponto central em um software, que permite abrir dados e funcionalidades para outros desenvolvedores, para outras empresas ou mesmo entre departamentos e locais dentro da uma empresa. (API Evangelist)

Em geral, APIs são lançadas principalmente para dar acesso aos dados e recursos internos para parceiros que estão fora da empresa. Mas, recentemente, as APIs também estão sendo usadas por um público mais geral, incluindo não-desenvolvedores. Como há APIs fáceis de usar e sua popularidade vêm aumentando, muitas empresas começaram a utilizar suas próprias para construir sistemas internos, sites e aplicativos móveis usando as mesmas APIs que eles disponibilizam para os desenvolvedores de terceiros e ao público. (API Evangelist)

APIs foram originalmente usadas para permitir a integração com sites e sistemas distribuídos por empresas como a Salesforce, Amazon e Ebay, mas as empresas mais novas rapidamente entenderam que elas permitiriam novos tipos de relacionamentos, tornando a web muito mais social. (API Evangelist)

A tendência, o que temos visto no mundo digital, é o foco na colaboração. É visível a necessidade de criarmos e nos inserir em ambientes colaborativos, entre pessoas ou empresas, e diretamente ou indiretamente através de software. Para isso, já estamos fazendo uso de APIs, e a tendência disso é só aumentar.

Referencias:

http://cio.com.br/tecnologia/2014/07/16/a-economia-das-apis-e-suas-implicacoes-para-a-ti/
http://apievangelist.com/
http://www.forbes.com/sites/ciocentral/2012/08/29/welcome-to-the-api-economy/
http://apievangelist.com/2012/01/12/the-secret-to-amazons-success-internal-apis/
http://www.3scale.net/2014/02/why-your-api-is-your-strategy/
http://venturebeat.com/2013/08/31/api-economy/

Comentários
Share

A Hub2b conecta a sua marca com os maiores marketplaces do mundo.