Você já ouviu falar em API?

Você já ouviu falar em API?

Você já ouviu falar em API?

“Na verdade os negócios modernos estão, todos, se tornando negócios digitais, governados por software. As empresas tornam-se cada vez mais “software enabled enterprises”. O que é a Airbnb, que está afetando a indústria hoteleira? Uma empresa de software… O que são EasyTaxi e Uber, que recolucionam a velha indústria de taxis? Empresas de software…” (TAURION, Cezar, 2014).

API

Fato é que softwares precisam trocar informações. Assim, cada um precisa disponibilizar sua própria API (Application Programming Interface). As APIs incentivam a colaboração.

Uma API em seu nível mais básico, permite que o seu produto ou serviço “converse” com outros produtos ou serviços. Assim, uma API é um ponto central em um software, que permite abrir dados e funcionalidades para outros desenvolvedores, para outras empresas ou mesmo entre departamentos e locais dentro da uma empresa. (API Evangelist)

Em geral, APIs são lançadas principalmente para dar acesso aos dados e recursos internos para parceiros que estão fora da empresa. Mas, recentemente, as APIs também estão sendo usadas por um público mais geral, incluindo não-desenvolvedores. Como há APIs fáceis de usar e sua popularidade vêm aumentando, muitas empresas começaram a utilizar suas próprias para construir sistemas internos, sites e aplicativos móveis usando as mesmas APIs que eles disponibilizam para os desenvolvedores de terceiros e ao público. (API Evangelist)

APIs foram originalmente usadas para permitir a integração com sites e sistemas distribuídos por empresas como a Salesforce, Amazon e Ebay, mas as empresas mais novas rapidamente entenderam que elas permitiriam novos tipos de relacionamentos, tornando a web muito mais social. (API Evangelist)

A tendência, o que temos visto no mundo digital, é o foco na colaboração. É visível a necessidade de criarmos e nos inserir em ambientes colaborativos, entre pessoas ou empresas, e diretamente ou indiretamente através de software. Para isso, já estamos fazendo uso de APIs, e a tendência disso é só aumentar.

Referencias:

https://imasters.com.br/apis-microsservicos/economia-das-apis-e-suas-implicacoes-para-ti
http://apievangelist.com/
http://www.forbes.com/sites/ciocentral/2012/08/29/welcome-to-the-api-economy/
http://apievangelist.com/2012/01/12/the-secret-to-amazons-success-internal-apis/
http://www.3scale.net/2014/02/why-your-api-is-your-strategy/
http://venturebeat.com/2013/08/31/api-economy/

Comentários
Share

A Hub2b conecta a sua marca com os maiores marketplaces. Conheça a ferramenta mais prática para gerenciar e automatizar a sua operação nos marketplaces.