6 dicas de como expandir seu negócio com marketplace

6 dicas de como expandir seu negócio com marketplace

6 dicas de como expandir seu negócio com marketplace

Montar seu próprio negócio provavelmente é a realização de um sonho. A concretização de um projeto por muito tempo idealizado para enfim ser colocado em prática.

Assimilar e gerenciar o bombardeio de informações ao iniciar um negócio não é nada fácil, muitas coisas a serem estruturadas, aprendidas e muitas, muitas coisas mesmo, a serem feitas. Depois de passar por todo esse processo de aprendizado, muitas vezes empírico, você consegue montar seu e-commerce e lá está ele, todo bonitinho, com seus produtos prontos para serem vendidos.

Depois de um tempo com sua loja no ar você percebe que precisa expandir suas vendas, mas como? Considere os Marketplaces. Desse assunto nós entendemos, preparamos 6 dicas de como fazer parte deste mundo.

1) Esteja presente em marketplaces

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em marketplaces, são grandes canais de venda que oferecem um espaço para lojistas de e-commerce, que buscam expandir seu negócio com um baixo custo. Em resumo, marketplaces, são “shoppings centers” online, que alcançam um expressivo número de pessoas e proporcionam a oportunidade de crescimento e maior visibilidade aos seus parceiros, por fornecer um espaço para que eles exponham seus produtos e suas marcas nesses canais, os quais recebem milhões de visitas diariamente.

2) Algumas vantagens de vender em marketplace

Além de toda visibilidade que marketplaces proporcionam aos seus produtos, existem muitos outros benefícios que são muito atrativos para quem busca uma solução de expandir seu negócio sem grandes esforços, como:

  • Aumento da Receita

Isso ocorre porque os produtos são anunciados em grandes canais de venda com milhões de visitas mensais de consumidores qualificados.

  • Baixo custo

O canal de venda anuncia o produto, cuida do processo de compra, faz o trâmite das vendas e retém uma porcentagem do valor do pedido. Funciona exatamente como um modelo tradicional baseado em CPA (custo por aquisição), ou seja, você só paga se vender.

  • Relevância SEO

Se os lojistas (sellers) tornam-se parceiros do marketplace, e vendem por meio dele, quanto melhor for o posicionamento destes canais maior será a exposição de quem participa do marketplace.

  • Visibilidade da marca

Um dos principais benefícios para os lojistas (sellers) que estão integrados com o marketplace é aparecer no buy box. O buy box é o espaço no qual aparece a melhor oferta para determinado produto. Para aparecer no buy box, ele precisa oferecer a melhor combinação entre preço, condição de frete e avaliação dos clientes, além entre outros critérios.

  • Reputação

Os canais de marketplace tendem a estimular que os consumidores avaliem os lojistas, gerando uma base de dados relevante sobre a satisfação do cliente em comprar com aquele seller. Isso ajuda muito na hora da decisão de compra do consumidor.

3) Principais marketplaces no Brasil

Marketplaces vem crescendo cada dia mais no mundo todo e existem muitas alternativas de negócio para todos os segmentos, que vão desde eletrônicos até acessórios e produtos de beleza.

No Brasil os principais canais de vendas são: B2W (Americanas, Submarino, Shoptime), Cnova (Extra, Pontofrio, Casas Bahia), Walmart, MercadoLivre, GFG (Dafiti, Kanui, Tricae), Magazine Luiza e Netshoes/Zattini.

A maioria destes canais acabam abrangendo grande parte dos segmentos de produtos online, entretanto cada um deles possui alguns segmentos com maior relevância do que outros. E até há aqueles que dedicam-se a nichos específicos. E para te ajudar a escolher qual o melhor para sua loja, confira nosso e-book: Escolha o Marketplace ideal para seu negócio!

4) Requisitos básicos para vender em marketplaces:

  • Ter um CNPJ
  • Emitir nota fiscal eletrônica
  • Comercializar produtos que se encaixem nas categorias dos marketplaces
  • Enviar produtos para todo o Brasil
  • Ter boa reputação na “praça” (Reclame Aqui, Redes Sociais, selo E-bit)

5) Cadastro nos marketplaces

Para fazer seu cadastro nos marketplaces é muito simples, basta estar de acordo com as exigências dos marketplaces (listados ali em cima :D) e preencher suas informações em cada canal que você deseja atuar. Confira aqui embaixo uma listinha dos principais canais (clique para se cadastrar):

B2W (Americanas, Submarino, Shoptime)

Cnova (Extra, Pontofrio, Casas Bahia)

MercadoLivre

GFG (Dafiti, Kanui, Tricae)

Magazine Luiza

Netshoes/Zattini

6) Organize sua operação

Para muitos lojistas ter uma operação de vendas em marketplaces organizada é algo um tanto complicado, porque fazer todo o processo todo no “muque” não é nada fácil e toma um bom tempo do seu dia.

Para facilitar a vida dos lojistas existem algumas ferramentas que facilitam o processo de gerenciamento, como o sistema de ERP que ajuda na gestão de pedidos e estoque, emissão de notas fiscais e na logística da sua operação. Você também pode ter um integrador, como a Hub2b. Tal sistema organiza todas as informações da sua loja em um único lugar otimizando seu tempo, e permite que você edite seus produtos e faça a carga para todos os marketplaces em um único lugar, sem precisar ficar se preocupando em repetir a operação de carga em cada um dos marketplaces.

 

E aí tudo pronto para expandir seu negócio e arrasar nas vendas em marketplaces? Caso queira conhecer melhor a Hub2b e saber como funciona é só clicar aqui!

Comentários
Share

A Hub2b conecta a sua marca com os maiores marketplaces. Conheça a ferramenta mais prática para gerenciar e automatizar a sua operação nos marketplaces.