6 vantagens incríveis do marketplace para pequenos negócios

Os pequenos negócios costumam ter como objetivo principal o aumento das vendas, embora tenham dificuldade de otimizar as ações para conseguir isso. Por essa razão, canais como os marketplaces ajudam o negócio a ter maior alcance de público e melhorar as conversões comerciais.

Porém, é muito comum que, num primeiro momento, pequenos empresários não tenham muita credibilidade nos marketplaces. Afinal, como inserir todas as especificações da sua oferta num site que não é seu? Contudo, ele traz uma série de funções que permitem centralizar as informações sobre os produtos, tais como estoque, preços, pedidos, frete etc.

Por isso, fizemos este artigo para mostrar para você as 6 principais vantagens que o marketplace pode trazer à sua pequena empresa.

Como o marketplace pode ser eficiente aos pequenos negócios?

Uma plataforma de marketplace nada mais é que uma vitrine virtual onde as empresas expõem seus produtos ou serviços. Claro que a concorrência é alta, pois seu negócio divide espaço com outras marcas que vendem o mesmo que você. Porém, estamos falando de canais que recebem muitas visitas por dia de pessoas determinadas a comprar, fazendo com que, no mínimo, sua marca se fortaleça.

Além disso, fazer parte de um marketplace é um investimento baixo, visto que a plataforma virtual assume os custos relacionados à tecnologia, marketing, transações financeiras e afins em troca de comissão por cada venda realizada.

Para que um pequeno negócio se destaque no marketplace, algumas boas práticas são necessárias, tais como:

Usar imagens atrativas

O que mais chama a atenção de compradores on-line são as imagens dos produtos. Logo, tenha fotos em boa resolução, pois isso mostra o quão profissional sua empresa é.

Detalhar a descrição

De que adianta o seu produto ser muito bom se o cliente não souber disso? Por essa razão, aproveite o espaço do marketplace para apresentar uma descrição bem objetiva e detalhada dos produtos e das funcionalidades que eles apresentam.

Ter atenção aos preços

Os marketplaces dão liberdade aos lojistas para precificar produtos e fazer promoções que gerem mais resultados. Assim, fique atento à precificação dos concorrentes para que suas mercadorias não sejam muito mais caras ou baratas que a média.

Quais são as vantagens do marketplace para pequenos negócios?

Agora que você já sabe como um marketplace funciona para pequenas empresas, veja as vantagens que o seu negócio pode ter ao aderí-lo.

1. Maior visibilidade da sua marca

Já imaginou o seu produto exposto no outdoor localizado numa rua onde passam muitas pessoas determinadas a comprar? Pois bem, o marketplace faz o mesmo para você, embora no mundo digital.

Afinal, seus produtos ficam expostos em “vitrines” que são visitadas por milhares de consumidores todos os dias. Por mais que você esteja inserido no mesmo espaço que os seus concorrentes e que, eventualmente, consumidores acabem comprando com eles, o público passa a conhecer a sua marca e pode comprar com você da próxima vez.

Para que isso aconteça, fique atento às boas práticas de imagens, descrição e preços que falamos anteriormente.

2. Aumento da relevância no SEO

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, ou seja, é a otimização de sites para que apareçam nos resultados de buscadores como o Google.

Basicamente, quanto maior a relevância que o seu produto tiver nas buscas do seu público, mais ele aparecerá entre os resultados, o que aumenta as chances de compra.

Isso não ocorre somente a partir do seu site, mas também do marketplace, pois eles também aparecem nos resultados. E, estando o seu produto dentro da plataforma, ele também ganha destaque.

3. Baixo investimento

Quando você mesmo monta a sua loja virtual, diversos são os investimentos necessários para a gestão do seu e-commerce, tais como:

  • programador;
  • servidor dedicado;
  • suporte;
  • marketing etc.

Por outro lado, ao criar conta num marketplace, ele é que toma conta de tudo isso para você. Em troca, tudo o que você precisa oferecer, geralmente, é uma comissão das vendas que forem feitas dentro da plataforma.

É comum algumas plataformas oferecerem planos para pequenos empresários, que podem ser contratados para dar um destaque ainda maior aos produtos da marca entre os anúncios. Mesmo nesses casos, o retorno do investimento pode ser maior.

Por isso, se você pensa que investir em marketplace não é interessante por achar que as comissões representam menos lucratividade à empresa, melhor rever os cálculos, pois os ganhos podem ser melhores que os obtidos num canal próprio.

4. Alto retorno do investimento

Levando em conta que todo o investimento em tecnologia, marketing e mídia ficam por conta do marketplace, a margem de lucro acaba sendo alta.

5. Aumento das vendas

Sim, sua conversão em vendas aumentará pelo simples fato de você estar presente num marketplace. Imagine que a sua loja física estivesse dentro de um shopping e que ele fizesse uma série de ações de divulgação para trazer muitas pessoas até o estabelecimento. Mais movimentação no shopping significa mais clientes vendo sua vitrine, entrando na sua loja e comprando, certo?

Pois o mesmo ocorre com o marketplace. Por contar com um número maior de visitantes, mais pessoas passam pela sua “vitrine virtual”, e parte delas acaba comprando também.

6. Chances de diversificar os seus produtos

Uma vez dentro do marketplace, é preciso estar atento ao perfil e comportamento dos consumidores que compram seus produtos por lá. Eles podem ser diferentes daqueles com os quais você já acostumou a ter contato diretamente no seu negócio. E essa diferença pode fazer com que você precise mudar o seu produto.

Afinal, seus clientes podem criar novos desejos e necessidades, o que dá chances de diversificar os seus negócios para atendê-los.

Essas são as 6 vantagens incríveis que pequenos negócios podem ter ao fazer parte de marketplaces. Se você estiver inserido em mais de um deles, é recomendável que tenha um meio de conexão entre todos.

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