A importância da gestão de estoque eficiente para o e-commerce

4 Tipos de gestão de estoque para e-commerce e a sua importância

É muito comum encontrar empresários muito focados em vender, vender e vender e não se preocupar tanto com a gestão de estoque da sua loja virtual. É claro que o desejo de todo e-commerce é ser um sucesso de vendas, porém é preciso levar em conta que, para isso, é preciso ter produtos sempre disponíveis, com qualidade e entregues corretamente.

O desafio de como organizar um estoque envolve tanto novos negócios, quanto lojas virtuais já consolidadas, afinal, é imprescindível uma boa gestão de processos para crescer e manter o negócio de pé independente do seu tempo de mercado ou tamanho.

É preciso organização e planejamento para manter um bom controle de estoque, certo? E pensando nisso, para conhecer todos os tipos e entender a importância que o gerenciamento de estoque e-commerce podem gerar para o seu negócio, preparamos este artigo completo e cheio de dicas e boas práticas para começar a aplicar hoje mesmo!

 

Quais são os tipos de gestão de estoque para lojas virtuais?

Você sabia que existem diversas modelos de estoque para lojas virtuais? Cada um com sua particularidade e propriedades específicas para melhor se encaixar na sua estratégia. Conheça agora os principais modelos:

 

Estoque Compartilhado

Se o seu e-commerce também possui uma loja física, você pode apostar no estoque compartilhado para abastecer os dois canais e reduzir custos de armazenamento. Porém, fique atento à alguns desafios, como a integração em tempo real das vendas do digital com a loja física para que não haja conflito.

Por isso, invista em um bom sistema de backoffice para garantir o bom funcionamento do estoque compartilhado e automatizar as suas vendas online e físicas de forma integrada.

 

Estoque Terceirizado

Você pode terceirizar o seu estoque de duas formas:

Drop shipping: também conhecido como triangulação, este método consiste na compra de estoque conforme demanda. Ou seja, o prazo do fornecedor impacta diretamente a entrega ao cliente final, por isso é importante ter prazos bem alinhados de acordo com a estratégia do seu e-commerce para não falhar nas entregas.

Cross docking: neste método, o fornecedor envia o produto ao lojista quando uma compra é realizada, e o lojista é o responsável por enviar o produto ao cliente final. Mas, ainda com prazos dependentes do fornecedor, o que exige um bom alinhamento e uma boa estratégia logística envolvida.

A grande vantagem dos dois modelos é evitar ficar com produtos parados em estoque e economizar com aluguel de armazéns e custos de armazenagem. Porém, é importante lembrar que, são modelos onde suas entregas dependem quase que 100% dos seus fornecedores, por isso, os acordos devem ser confiáveis e a atenção redobrada.

Estoque Consignado

Aqui, os produtos para revenda são comprados de forma consignada, ou seja, você pode devolver o que não for vendido em certo período, caso não haja demanda. Assim, os custos envolvidos são menores e com menos riscos. Mas fique atento, pois este é um modelo que não pode ser operado por todos os tipos de e-commerce.

 

Estoque Descentralizado

Este modelo divide o estoque da sua loja em locais de armazenamento diferentes e é, geralmente, focado em manter uma boa estratégia logística para diminuir tempo de entrega e os seus gastos. E é claro que todos os estoques precisam estar totalmente integrados para que tudo funcione perfeitamente. Lojas que costumam sofrer com entregas em período de sazonalidade, por exemplo, podem usar esse tipo de gestão para estar mais próximo de um público alvo específico.

O maior ponto positivo dessa forma de gestão do inventário está em conseguir manter uma logística de entrega mais rápida e prática. Por outro lado, os custos com os espaços físicos necessariamente aumentam, uma vez que é preciso contar com uma estrutura diversificada e mais núcleos. Para que isso funcione direitinho, faz-se necessário integrar os diferentes postos de armazenagem, a fim de manter a operação sob controle.

 

Por que gerenciar estoque é tão importante?

Manter a sua carteira de clientes ativa e conquistar novos pode custar um bom investimento por parte da empresa, mas de nada adianta manter uma boa estratégia de marketing digital, com conteúdos relevantes, blog e e-mail marketing para nutri-los constantemente, se por trás não existir um bom processo de controle de estoque.

Imagine depois de todo esse investimento, não ter um ou mais produtos em estoque para entregar para os seus clientes? Além de gerar certa frustração, ainda pode colocar em risco as estratégias de fidelização de clientes que sua empresa levou tempo para construir, não é mesmo?

Por isso, considere a gestão de estoque da sua loja virtual como pilar principal para o crescimento do seu negócio, tanto em relação à satisfação dos seus clientes quanto para o aumento do seu faturamento.

 

Boas práticas de gestão de estoque para começar a aplicar hoje!

Realize inventários periódicos

Não deixe para fazer inventários uma vez ao ano. Crie um processo periódico de controle e checagem de estoque para conseguir acompanhar de perto todas as suas movimentações.

Conte com fornecedores de confiança

Principalmente se você optar por estoques terceirizados, você precisa contar com bons fornecedores e que estejam totalmente alinhados com a sua estratégia para entregar produtos de qualidade para o seu cliente.

Faça um bom controle de entradas e saídas

O ideal é atualizar toda e qualquer movimentação de estoque em tempo real assim que ela acontece, para evitar qualquer tipo de divergência e utilizar os dados armazenados para comprar produtos de forma mais estratégica, de acordo com entradas e saídas.

Considere aplicar a metodologia FIFO (First In, First Out)

Basicamente, o primeiro que entra é o primeiro que sai. Ou seja, mesmo que o seu produto não seja perecível, ele pode sofrer alterações de embalagem ou até deterioração natural, e por isso, é importante priorizar as vendas de acordo com a data de entrada no estoque.

Utilize um software de gestão integrado ao seu e-commerce e marketplaces

Organize tudo em um só lugar e de forma integrada, entre backoffice e loja online, para garantir a melhor gestão de vendas e estoque para o seu e-commerce.

 

Conheça os benefícios de um sistema de gestão de vendas online

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