Administre o tempo!

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A maioria de nós quer mais tempo para fazer o que gosta e, também, o que não gosta. Ter mais tempo para a família, para a(o) namorada(o), para o hobby, para a natureza, para a religião, para nós mesmos, para as tarefas do dia-a-dia, para o trabalho, e também para resolver os problemas.

Muitos reclamam que não tem tempo para cumprir suas tarefas e, na verdade, o que falta é planejamento.

Existem diversas ferramentas e métodos que ajudam a criar rotinas e dividir os eventos que ocorrem na passagem do tempo, fazendo com que você consiga melhorar a qualidade de vida. Seguem algumas dicas:

– Faça uma lista das tarefas do dia;

– Não leia mensagens pessoais no trabalho;

– Clareie a sua mente fazendo uma coisa de cada vez;

– Comece a operar visando o futuro e não o passado;

– Resolva os problemas enquanto eles são pequenos;

– Diminua as interrupções desnecessárias;

– Preocupar-se em demasia por antecipação, isso causa enorme cansaço mental;

– Esqueça lembrando – saber usar o computador ou celular a seu favor;

– Priorize o planejamento.

– Saiba dizer não.

Big Ben. Fonte: Pixabay
Big Ben. Fonte: Pixabay

A primeira etapa para melhorar a utilização do tempo é observar onde gastamos o tempo. Somente assim você saberá como e onde está gastando-o. O tempo é o mesmo para todas as pessoas, o que muda é como gerenciar os eventos que ocorrem durante sua passagem.

Faça uma lista das atividades diárias, separadas por hora, desde quando você acorda até a hora de dormir.

Com a lista feita, faça uma reflexão no que você gostaria de gastar mais e menos tempo. Faça um planejamento de curto e longo prazo, veja o que você quer para daqui a um e a cinco anos. Tenha objetivos claros para sua vida pessoal e profissional. Faça uma lista com seus objetivos de longo prazo. Coloque esta lista no seu espelho, na sua mesa ou em algum lugar onde você veja todos os dias. Esta lista será seu guia.

Faça listas diárias priorizando o que é essencial, importante e circunstancial. Atividades essenciais são as que não podem esperar. Atividades importantes são as que podem esperar um tempo curto ou médio. Atividades circunstanciais podem esperar um bom tempo. Alinhe suas atividades diárias com suas metas e objetivos.

A lista pode ser feita em um pedaço de papel no café da manhã ou na noite anterior antes de dormir. Ou utilize a tecnologia a seu favor, como a agenda do celular, calendário online, despertador, etc. Lembrando que o cérebro demora 21 dias para se adaptar a um novo hábito. Por isso, tenha persistência e determinação e gradativamente os novos hábitos tomarão conta de sua rotina.

Enfim, objetivos, metas e sonhos de longo prazo devem ser lembrados todos os dias como fonte de motivação. As listas mensais, semanais e diárias conterão as atividades que você deve realizar para atingir os objetivos.

Planejar é pensar antes! Quem planeja o tempo tem futuro, quem não planeja tem destino. Priorize, faça escolhas, tome decisões e saiba dizer não.

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