Fragmente os objetivos!

By:

“Os objetivos orientam as ações das pessoas”.

Quando colocamos esta afirmação sob um ponto de vista empresarial, estes objetivos se traduzem no que conhecemos por Missão da empresa.

Objetivo é definido para se alcançar. E assim, existem aqueles de longo prazo, e aqueles de curto prazo.

Durante o percurso para atingir um objetivo de longo prazo, é possível que as pessoas percam aquela motivação que existia quando elas iniciaram.

Duas causas são muito comuns para esta perda de motivação: as atividades do dia a dia se tornarem automáticas na visão das pessoas, pois elas esqueceram dos objetivos; e o objetivo ser visualizado como impossível ou muito difícil de ser alcançado.

Então, basicamente:

  • É preciso trazer os objetivos para perto das pessoas;
  • É preciso manter elas motivadas;
  • É preciso evitar que as atividades se tornem automáticas.

Uma estratégia interessante para aproximar objetivos no dia a dia das pessoas, e também manter a motivação delas, é fragmentar os objetivos em objetivos menores. “Objetivos de curto prazo levam a pequenas vitórias, e estas vitórias encorajam as pessoas à caminhar até a próxima vitória” (Dan Heath). Funciona como a escalada de uma montanha, onde a chegada em cada campo base representa uma vitória, até a conquista total, que é o ápice, o objetivo final.

Foto: travel.siliconindia.com
Foto: travel.siliconindia.com
“Funciona como a escalada de uma montanha, onde a chegada em cada campo base representa uma vitória, até a conquista total, que é o ápice, o objetivo final.” 

E para evitar que as atividades do dia a dia se tornem automáticas, é preciso criar ambiente. Um ambiente agradável, feliz, ajuda a superar este problema. Além disso, é importante que as atividades tragam algum desafio para quem as executa. Diferentes formas de realizar, discussões de idéias sobre a tarefa e também sobre o processo que “pede” a execução da mesma, são meios que, juntamente com o ambiente, evitam a criação da rotina.

Sobretudo, a motivação depende de cada pessoa. Assim, a dica final é manter o alinhamento dos objetivos da empresa com os objetivos dos colaboradores.

Comentários
Share

A Hub2b conecta a sua marca com os maiores marketplaces do mundo.