Frete para e-commerce: 7 dicas para melhorar a eficiência das entregas  da sua loja virtual

Frete para e-commerce: 7 dicas para melhorar a eficiência das entregas da sua loja virtual

Frete para e-commerce: 7 dicas para melhorar a eficiência das entregas da sua loja virtual

Não é novidade no mundo das lojas virtuais que um bom processo de frete e entregas em dia pode ser uma das bases principais para o sucesso de um e-commerce. O consumidor atual ficou mais exigente e, claro, não tem como segurar a ansiedade quando compramos algum produto pela internet, não é mesmo? O que acaba se tornando um grande desafio para você, vendedor.

Para garantir o sucesso das vendas do seu e-commerce, é extremamente importante manter o processo de logística da sua loja muito bem organizado e acompanhá-lo de perto. Pode parecer um pouco complicado, e por isso separamos 7 dicas importantes para você ficar de olho e garantir a satisfação dos seus clientes e uma boa reputação para sua loja.

Por isso, é importante tomar alguns cuidados ao planejar a logística da sua loja. Vamos ver agora as 7 dicas básicas para tornar o seu processo logístico mais organizado e eficiente.

 

1. Utilize um sistema ERP

Uma das melhores maneiras de manter a sua logística em ordem é a organização. Para isso, a melhor opção é organizar todas as informações da sua loja virtual de forma integrada através de um sistema ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) que gerencia e administra os processos de uma empresa através da automação e integração de dados, otimizando as operações e garantindo mais produtividade para as equipes.

Para melhorar o processo de logística da sua loja, o ERP atua como gestor de todas as áreas envolvidas, desde a conquista de novos clientes, até a emissão de pedidos e notas fiscais, baixas em estoque e financeiro, inclusive de forma integrada à sua plataforma de e-commerce. Ou seja, é muito mais fácil controlar as operações dentro da sua loja.

 

2. Realize uma previsão de vendas e organize seu estoque

O estoque de uma loja, certamente, é a base de toda a sua operação. Por isso, é muito importante organizar e controlar o seu estoque de maneira rígida e eficiente, além de mantê-lo sempre integrado com a plataforma da loja virtual, principalmente para auxiliar na separação e prevenir que o cliente realize o pedido de um produto que não está disponível no momento.

Além disso, também é muito importante realizar a previsão de vendas de acordo com os seus resultados anteriores para garantir um estoque que atenda toda a demanda dos seus clientes – por isso a importância de um ERP, já que com ele você pode ter acesso a diversos relatórios assertivos para essa análise.

Com essas duas frentes de análise, você então pode avaliar e prever melhor as demandas e montar uma previsão de vendas dos seus produtos de forma mais eficiente e ainda garantir que todos os produtos sejam entregues corretamente.

 

3. Invista em boas embalagens

Um dos principais receios dos consumidores que ainda não são adeptos das compras online é o de que a mercadoria chegue danificada devido ao transporte ou manuseio. Por isso, para garantir que seus produtos sejam bem protegidos durante o processo de separação e envio, invista em embalagens resistentes e que realmente sejam adeptas às necessidades de proteção de cada produto.

Outra dica é sempre preencher os espaços vazios com isopor ou jornal amassado dentro das caixas ou na embalagem que for despachada com os produtos, e determine outros materiais resistentes para proteger os produtos mais frágeis, como vidros ou espelhos, por exemplo.

 

4. Disponibilize mais de uma opção de frete e informe datas de entrega realistas

Muitas lojas virtuais ainda utilizam apenas uma ou duas transportadoras como opção de entrega, e isso é um grande erro. É importante avaliar e contratar mais serviços de entrega para que o cliente também possa fazer a sua escolha de acordo com o valor e o prazo de entrega de cada uma das opções.

Assim, você disponibiliza diferentes serviços com diferentes preços e prazos, seu cliente opta pela melhor opção para ele e a sua loja melhora o serviço de entrega e ainda pode aumentar seu nível de reputação com clientes mais satisfeitos.

 

5. Ofereça o serviço de logística reversa

A logística reversa é, basicamente, o serviço que o cliente utiliza caso precise devolver o produto para a sua loja. É importante lembrar que, conforme previsto em lei, o cliente tem o prazo de até 7 dias do dia do recebimento da compra para identificar algum defeito na peça ou simplesmente se arrepender da compra e optar pela devolução e reembolso.

Por isso, é importante oferecer esse tipo de serviço e dar bastante atenção às políticas de troca e devolução da sua loja para que o cliente se sinta confortável e seguro ao realizar uma compra no seu e-commerce.

 

6. Mantenha um serviço de atendimento ao cliente eficiente

Deixar o cliente informado sobre todo o processo de venda e entrega é muito importante para garantir a sua confiança na sua loja, e claro, lembre-se também de ouvir com atenção suas dúvidas, sugestões e críticas.

Sabemos que nenhuma operação logística está livre de atrasos, já que imprevistos são muito comuns de acontecer. Por isso, informe o seu cliente sempre sobre qualquer alteração no seu prazo de entrega e explique o motivo do transtorno, se colocando à disposição para resolver o problema. Assim, se o cliente se sentir bem atendido, mesmo com qualquer problema, ele voltará a comprar na sua loja.

 

7. Fique atento à sua reputação!

A reputação da sua loja é muito importante dentro do mundo do comércio virtual e você precisa estar sempre atento ao que estão falando de você.

Seja nas redes sociais, nas reviews dentro do seu próprio site, ou até através de chamados para o suporte, trabalhe sempre para manter o máximo de avaliações positivas e use isso ao seu favor, pois a sua reputação pode ser um ponto decisivo na hora de um cliente fechar uma compra.

Ou seja, pode parecer complicado, mas com responsabilidade e dedicação é possível resolver todos os problemas de logística da sua loja e garantir o melhor serviço de entrega para os seus clientes para que o seu e-commerce se torne referência e apresente o diferencial perfeito para alavancar o sucesso das suas vendas.

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