Fulfillment ecommerce: use essa estratégia na sua loja online

Fulfillment ecommerce: use essa estratégia na sua loja online

Fulfillment ecommerce: use essa estratégia na sua loja online

Fulfillment e-commerce: por que aplicar essa estratégia na sua loja online?

Você sabia que, em média, pouco mais de 80% dos consumidores de lojas virtuais já desistiram de finalizar alguma compra depois de avaliar as opiniões sobre qualidade, entrega e atendimento de um produto ou uma loja?

Por isso, o fulfillment tem se tornado cada vez mais famoso dentro do mundo do e-commerce, já que trata-se de um processo que otimiza, integra e operacionaliza toda a logística das lojas virtuais de ponta a ponta, ou seja, desde o recebimento do pedido até a entrega para o consumidor final.

Este ainda é um termo razoavelmente desconhecido pelos empresários, mas entender como este processo funciona e como aplicá-lo na sua estratégia de e-commerce, é fundamental para o sucesso das vendas e para garantir a melhor experiência para o seu cliente.

Vamos entender tudo sobre este processo no post a seguir. Acompanhe!

 

O que é order fulfillment? Veja a tradução e significado!

A tradução livre de fulfillment do inglês para o português é: livre, preenchimento ou comprimento. Entretanto, na logística, a abordagem é um pouco diferente.

Basicamente, o “order fulfillment” é o termo que indica todos os processos envolvidos desde o momento em que o cliente adiciona itens no seu carrinho online, até a entrega destes produtos. Ou seja, tudo o que envolve o atendimento dos pedidos virtuais.

Seu objetivo é, principalmente, a satisfação do consumidor através da melhor experiência de compra que ele pode ter. Por isso, é uma prática totalmente ligada às operações logísticas que envolvem desde o fornecimento de produtos para revenda, até o seu controle de estoque, envios e transporte final.

Pesquisas recentes indicam que, para pouco mais de 65% dos consumidores online, as condições de frete e tempo de entrega são dois fatores cruciais na hora de finalizar uma compra, deixando até o fator preço um pouco de lado.

Ou seja, saber o que é fulfillment e como otimizar este processo corretamente, pode trazer um impacto direto e muito positivo nas vendas da sua loja virtual.

Como funciona o fulfillment para ecommerce e por que é importante?

O fulfillment é como se fosse a base de toda a sua operação virtual, já que atua como o principal “comandante” de todas as funções e etapas do processo de vendas.

É através da tecnologia que o fulfillment automatiza essas etapas, principalmente para reduzir erros e otimizar a experiência dos consumidores, garantindo que a sua loja online consiga escalar as vendas e subir a sua reputação virtual.

Abaixo, separamos as quatro principais fases que da operação que o fulfillment automatiza:

Estoque: primeiro de tudo, é necessário organizar os produtos que serão vendidos e despachados de forma eficiente, certo? Por isso, é imprescindível que sua loja possua um sistema de gestão que garanta um bom controle de estoque, com apuração de inventário, relatórios de reposição de produtos eficientes e processos integrados com a área de faturamento e vendas.

Separação: quando os pedidos são processados, é preciso localizar os produtos solicitados dentro do estoque e coletá-los para embalar e despachar o pacote; por isso a importância de alocá-los de forma estratégica e eficiente de acordo com o formato da sua operação.

Embalagem: embalar os produtos corretamente é fundamental para evitar prejuízos e garantir que o produto chegue em perfeitas condições para o cliente. Um ponto importante nesta etapa é a agilidade para garantir um despacho rápido, mas ao mesmo tempo, é preciso muito cuidado, para evitar trocas e devoluções de produtos avariados por embalagem mal feita, por exemplo.

Transporte ou expedição: finalmente, chegamos ao momento de entregar os pedidos para a sua transportadora ou para os correios. É neste momento que podemos considerar o encerramento do fulfillment, considerando que cada formato de envio pode possuir horários próprios de coleta dos pedidos, seja diariamente, ou alguns dias específicos na semana.

Este é um processo que pode afetar os custos e a reputação do seu e-commerce no mercado diretamente. Por exemplo, ao contratar uma empresa especializada em fulfillment, você pode reduzir muitos gastos com aluguel, insumos e pessoal.

O fulfillment pode ainda resultar em um bom índice de aprovação e satisfação dos seus clientes, devido à pontualidade de entregas e cuidados com a sua encomenda antes mesmo de ser enviada.

Como implementar esse processo na minha loja virtual?

Sabemos que, em um mercado competitivo como o que temos atualmente, o empresário que realiza o fulfillment com eficiência dentro da sua loja virtual, já ganha muitos pontos perante a concorrência, certo?

Mas, mesmo com todo o seu processo logístico otimizado e automatizado, é praticamente impossível oferecer condições de frete super baratas e prazos curtos de entrega para todo o Brasil (olha o tamanho do nosso país, né?)

Por isso, uma dica para implementar um bom processo de fulfillment na sua loja, é contar com bons fornecedores terceirizados para simplificar ainda mais a sua estratégia de entregas.

Hoje em dia, plataformas como a B2W, por exemplo, já possuem um serviço de fulfillment para te ajudar em todo o processo logístico da sua loja, desde o recebimento de mercadorias, até o atendimento de chamados pós venda, se necessário.

Basicamente, com este tipo de processo aplicado no seu dia a dia, você pode reduzir falhas como a venda de produtos fora de estoque, demora na embalagem e despacho de produtos ou atrasos na coleta da transportadora.

Por isso é tão importante investir em um bom processo de fulfillment. Clientes satisfeitos são a chave para elevar a sua reputação na sua loja virtual, seja ela seu próprio e-commerce ou até dentro dos marketplaces que você atua, permitindo um crescimento saudável e positivo do seu negócio!

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