Funcionalidades essenciais para vender no Mercado Livre com a HUB2B

O Mercado Livre é líder quando se fala em e-commerce na América Latina. Caso você ainda não está vendendo neste canal, veja os número abaixo e corra criar a conta para a sua empresa. Confira os resultados do últimos trimestre de 2019:

» O volume de vendas (Gross Merchandise Volume – GMV) voltou a acelerar, alcançando US$ 3,6 bilhões. O GMV da operação brasileira avançou 24%.

» Foram vendidos no marketplace do Mercado Livre 98,0 milhões de itens, alta de 17,3% em relação ao terceiro trimestre de 2018, o que equivale a aproximadamente quase 1 milhão de produtos vendidos por dia na plataforma.

» A quantidade de compradores únicos continua a acelerar com crescimento de 25,7% no terceiro trimestre, contra 20,8% no segundo trimestre de 2019.

» Os anúncios oferecidos no marketplace do Mercado Livre alcançaram a marca dos 243,0 milhões no terceiro trimestre, em um aumento de 44,5% em relação ao ano anterior.

» O volume de vendas via dispositivos móveis cresceu 32,4%, atingindo 65,4% do GMV no último trimestre.

» Os itens enviados através do Mercado Envios atingiram 81,2 milhões, um aumento de 47,5% em relação ao ano anterior, impulsionado principalmente pela evolução do programa de frete grátis.

Números não mentem. Portanto, aproveite a oportunidade e embarque neste foguete.

Se você já vende no Mercado Livre e ou pretende melhorar a gestão desse canal, um hub de marketplace é uma ótima ferramenta para gerenciar e automatizar a sua operação em vários canais de venda.

Sabemos que o Mercado Livre, em comparação com outros marketplaces, possui alguns diferenciais em seu modelo, o que exige mais atenção e trabalho por parte dos vendedores.

Neste artigo, vou listar algumas funcionalidades que criamos na HUB2B para ajudá-lo a vender no Mercado Livre.

Autenticação oAuth 2.0

Conectar o Mercado Livre na HUB2B é muito fácil. Basta você acessar o módulo Integrações, procurar o canal de venda Mercado Livre e clicar em Conectar. Você será direcionado para a tela de login do Mercado Livre. Informe o login e senha da sua conta, clique em continuar e autorize o acesso da HUB2B. Pronto, sua conta do Mercado Livre está conectada na HUB2B.


 

Gerenciamento de anúncios (criar, publicar massivamente, atualizar preço e estoque)

Após conectar o Mercado Livre na HUB2B, agora é a hora de criar e publicar os seus anúncios. Caso você já tenha importados seus produtos para a HUB2B (através de planilha ou direto da sua plataforma ou ERP, via integração) os anúncios clássico e premium serão criados automaticamente.

Você pode configurar se deseja criar somente anúncios clássico, premium ou os dois. Por padrão, serão criados os dois tipos de anúncio para cada produto.

Importar anúncios do Mercado Livre

Caso você já tenha anúncios publicados no Mercado Livre e deseja sincronizá-los com seu sistema de gestão ou plataforma, basta acessar o menu Produtos > Sincronização de anúncios. Neste módulo será mostrado, de um lado, os anúncios publicados no Mercado Livre e, do outro, os anúncios do seu sistema de origem. Basta você associá-los e os preços, estoques e pedidos destes anúncios serão sincronizados 🙂

 

De/Para de categorias 

Para fazer o mapeamento de categorias, basta você acessar o módulo Produtos > Categorias. Neste módulo você poderá mapear as suas categorias de origem com as do Mercado Livre. Na HUB2B estará disponível toda a árvore de categorias do Mercado Livre, em níveis. Para facilitar esse mapeamento, você pode navegar na árvore de categorias para conhecer todas as opções disponíveis ou utilizar a busca textual para encontrar de forma mais rápida a categoria de destino.

Atributos opcionais e obrigatórios por categoria

Após mapear as categorias você poderá visualizar os atributos opcionais e obrigatórios de cada categoria no Mercado Livre, tanto o nome do atributo quanto os valores possíveis para o atributo. Ter esta informação com antecedência agiliza muito o processo de publicação de anúncios, já que você não precisa ficar acessando o Mercado Livre para preencher ou descobrir quais são os atributos obrigatórios.

 

De/Para de atributos

Além disso, a HUB2B permite que você faça o de-para de atributos da sua origem com os requeridos pelo Mercado Livre. Por exemplo, se você possui um atributo chamado “Cor da camiseta” e o Mercado Livre exige o atributo “Cor”, você pode mapeá-lo sem precisar alterar o nome “Cor da camiseta” para “Cor”.

 

Variações fixas e personalizadas

Na HUB2B você consegue publicar produtos com variações no Mercado Livre, agrupando as variações em um único anúncio, por Cor, Tamanho, Voltagem, Sabor e muitas outras que variam conforme a categoria. Inclusive, existem categorias onde você mesmo pode criar variações personalizadas. Na HUB2B você consegue ter acesso aos tipos de variações disponíveis para cada categoria.

Após criar os anúncios, mapear as categorias, os atributos e deixar o anúncio vendável, é hora de publicá-los. Na HUB2B você pode publicar os anúncios individualmente ou em massa, filtrando por categoria, sku, atributos, título, estoque, preço e muitas outras opções.

 

Baixa de pedidos em tempo real

Quando ocorrer uma venda no Mercado Livre, eles notificam a HUB2B e nós baixamos o pedido em poucos segundos após a aprovação do pedido. Se o pedido é do tipo carrinho, nós fazemos o agrupamento automaticamente. Ao ser criado na HUB2B, em paralelo, há um serviço que cria o pedido em seu sistema de gestão, para você faturá-lo e despachá-lo. Assim que faturar e enviar, nós enviamos os dados da nota fiscal e código de rastreio (caso necessário para o tipo de envio) automaticamente para o Mercado Livre.

 

 

Perguntas e respostas

Sabemos que o Mercado Livre fornece um recurso onde o consumidor pode fazer perguntas no anúncio para o vendedor. Esse recurso afeta diretamente a sua reputação e relevância no Mercado Livre. Caso você não responder as perguntas rapidamente, seu índice de performance diminui e a relevância dos seus anúncios é prejudicada.

Na HUB2B você consegue visualizar e responder as perguntas de todos os seus anúncios, sem precisar ficar acessando o painel do Mercado Livre para interagir.

Aqui fica uma dica para reduzir o número de perguntas, pois sabemos que esse recurso, apesar de útil para o consumidor, toma muito tempo do seller. Verifique quais foram as últimas perguntas que você teve nos últimos meses e procure incluir em seus anúncios mais informações que eliminem essas dúvidas. Inclua no título, na descrição, nos atributos, melhores as fotos e assim por diante.

Opções de Envio (Mercado Envios 1 e Mercado Envios 2)

A opção de envio mais utilizada, por mais de 80% dos sellers, é o Mercado Envios 2, cuja negociação com a transportadora, emissão da etiqueta e rastreio do pedido é feito pelo próprio Mercado Livre. Você apenas precisa imprimir a etiqueta e entregar na agência do Correios o pacote para envio.

Para seller assessorados (VIP) há a opção Mercado Envios 1, onde o próprio seller gerencia o envio do pedido, devendo enviar as informações de rastreio para o Mercado Livre. Na HUB2B é possível trabalhar com as duas opções.

 

Impressão de etiquetas

Caso você utilize o Mercado Envios ou a Coleta do Mercado Livre, você pode baixar e imprimir as etiquetas dos pedidos diretamente no painel da HUB2B, no menu Pedidos > Imprimir etiquetas.

 

Retirar em loja

Para sellers que possuem pontos de retirada, na HUB2B é possível criar os pontos de retirada e vincular aos anúncios. Caso você possua filiais espalhadas pelo país, você consegue cadastrá-las na HUB2B e as opções de retirada serão mostradas para o consumidor na hora da escolha do tipo de envio.

 

Tabela de medidas

Um das dúvidas do consumidor que consome moda pela internet, são as dimensões das roupas e calçados. Para eliminar essas dúvidas e diminuir a taxa de trocas, o Mercado Livre criou uma tabela de medidas que você pode personalizar para cada produto. Na HUB2B, basta cadastrar as suas tabelas de medida e vincular com os anúncios.

 

Catálogo (Buybox)

Tradicionalmente no Mercado Livre, os anúncios são criados exclusivamente pelos vendedores e são eles quem fornecem as informações sobre o que estão vendendo (títulos, fotos e descrições), bem como as condições de venda (preço, envio, meios de pagamento etc.).

A partir de agora, além da forma tradicional de anunciar, é possível criar anúncios de catálogo, onde o conteúdo do anúncio (títulos, fotos, descrições e ficha técnica) são fornecidos pelo Mercado Livre. Os produtos são vendidos através de uma página unificada, na qual as vendas são orientadas para o vendedor que oferecer as melhores condições de venda e melhor experiência para os compradores.

Na hora da busca, os compradores verão os produtos de catálogo nos primeiros resultados. Ao acessar um produto, o vendedor que oferecer as melhores condições de venda e de preço terá a possibilidade de vender esse produto. Na página de produto, também haverá um link para ver a lista completa dos vendedores que oferecem o mesmo produto. Serão destacados os vendedores que oferecem o produto em outras condições de venda relevantes para o comprador como, por exemplo, com “frete grátis” ou “envio no mesmo dia”.

Como concorrer ao catálogo?

O vencedor será quem oferecer a melhor experiência e condições de venda. Por isso, o seller só poderá vencer se tiver reputação verde. Caso nenhum concorrente cumpra com esta condição, será possível vencer com reputação amarela.

É calculado esta recomendação com base nas seguintes variáveis:

» Preço competitivo

» Envios grátis pelo Mercado Envios

» Mercado Envios Full

» Entregas no mesmo dia com o Mercado Envios Flex

Sempre será recomendado um preço que seja melhor do que a oferta que está ganhando no momento. O valor indicado compensa as condições que o ganhador esteja oferecendo. Ou seja, se você melhorar suas condições de venda, poderia até ganhar, mesmo com um preço maior.

Pode ter mais de um ganhador. Isto porque o vendedor sempre estará ganhando ou perdendo para um grupo de compradores, dependendo do seu nível no Mercado Pontos, da sua localização e outras condições do comprador.

Se, por exemplo, você oferece entregas no mesmo dia com o Mercado Envios Flex para uma determinada cidade, você pode ganhar em uma e perder em outra, onde outro vendedor está oferecendo uma experiência melhor de envios para os compradores desta região.

Na HUB2B você consegue criar os seus anúncios no catálogo, inclusive verificando quais deles são elegíveis ou não.

 

Listei aqui algumas das principais funcionalidades para ajudá-lo a vender no Mercado Livre que estão disponíveis na HUB2B. Existem muitos outros recursos que podem ajudá-lo no dia-a-dia a gerenciar e automatizar a operação neste canal e em mais de 30 marketplaces. Clique aqui e faça uma avaliação gratuita agora mesmo!

 

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Cofundador da Hub2b