Gamificação: Jogo é coisa séria

Gamificação: Jogo é coisa séria

Gamificação: Jogo é coisa séria

Você já ouviu falar em gamificação? Na verdade, esse nome é um estrangeirismo da palavra gamification que, por definição, é a transformação de uma atividade qualquer em um jogo através de mecânicas que permitam a interação. Essa técnica tem se mostrado útil em diversas áreas, desde vendas até a educação.

No Brasil, a gamificação tem um nome um pouco estranho, “ludificação”, que vem da palavra em latim ludo, que pode ser traduzido como “eu jogo”, mas independente da palavra, o que realmente nos importa é o conceito.

É difícil chamar a atenção na internet, e a gamificação é uma das técnica que tenta resolver esse problema através das mesmas mecânicas usadas em jogos. A gamificação não envolve efetivamente criar um jogo com personagens, fases e desafios, não, consiste em aplicar esses conceitos em atividades mundanas, como trabalhar ou estudar. Gabe Zichermann nos ensina que 75% dessa técnica é psicologia, ou seja, o jogo acontece muito mais na cabeça do jogador do que na tela.


Aprenda um novo idioma jogando pelo celular!

O Duolingo é uma plataforma on-line focada no ensino de um segundo idioma, por meio da prática diária e exercícios pensados para serem consumidos de forma rápida, e claro, o auxílio da comunidade, onde todos os alunos podem ajudar-se uns aos outros. Segundo o próprio Duolingo, a plataforma já tem mais de 120 milhões de usuários ao redor do mundo, no Brasil é possível aprender seis idiomas diferentes: Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano e a língua artificial Esperanto.

O Duolingo posiciona-se como uma forma divertida de aprender, ele aplica a ideia de gamificação em suas mecânicas, quando o jogador estuda, recebe pontos. Essa pontuação é pública e pode ser comparada com outros usuários da plataforma em um ranking, criando um ambiente competitivo.

Ao completar toda as lições de uma unidade o jogador é recompensado com uma medalha, dentro dos jogos essas medalhas são conhecidas como badges, elas marcam as vitórias do jogador e são lembretes de desafios que ele superou demarcando seu progresso. Por fim, o Duolingo também possuí uma moeda virtual que pode ser usada na “superpoderes”, itens que permitem a customização do aprendizado.


Três mecânicas importantes na hora de por a gamificação em prática:

  1. Competitividade: É claro que ela precisa ser saudável, especialmente dentro de uma empresa, mas a competitividade vai motivar que os “jogadores” trabalhem para atingir o objetivo final do jogo.
  2. Badges (ou medalhas): Não se prenda a palavra, as medalhas servem para marcar o progresso do jogador e elas podem ser de qualquer forma, entretanto não as subestime, elas são extremamente importante por marcarem  vitórias e desafios superados. Todos gostamos de visualizar o quanto já conquistamos.
  3. Itens: Itens vão auxiliar o jogador na jornada, eles são preciosos, mas raros, um bom desafio deve vir acompanhado de um bom item como recompensa.

 

E aí, gostou do post?

Toda jornada pode ser difícil e muito desafiadora no início, entretanto, com bons aliados, tudo se torna mais fácil! Na jornada de vender em marketplaces, somos ótimos aliados, você que está começando a trilhar a jornada de seu novo negócio pode utilizar plataforma Hub2b e otimizar suas vendas nos markeplaces, quem trabalha com a gente sabe o que é ter uma gestão prática em um só lugar. Não perca tempo e venha conhecer a Hub2b.

Comentários
Share

A Hub2b conecta a sua marca com os maiores marketplaces. Conheça a ferramenta mais prática para gerenciar e automatizar a sua operação nos marketplaces.