Hub2b lança Mapeamento de Atributos de Produtos

By:

Cada vez mais os compradores querem produtos que atendam às suas necessidades específicas. E eles estão encontrando e comprando essas mercadorias pesquisando atributos de produtos muito específicos.

Do ponto de vista de uma marca, os produtos devem ser navegáveis ​​e localizáveis. E comparáveis. E atributos são o que os fazem, porque são eles que os compradores em potencial pesquisam e comparam.

Praticamente todos os marketplaces já trabalham muito bem com os atributos dos produtos, acionando a grande maioria das dicas deste artigo. É bem comum a disponibilidade dos atributos por categoria em cada marketplace, envolvendo desde atributos que definem a variação (de cor, de voltagem, de tamanho, entre outras), até os atributos que caracterizam o produto, incluindo a relevância e se os mesmos serão mostrados na página do produto ou apenas para filtro. Entretanto, pouquíssimos marketplaces tem a preocupação em ajudar no preenchimento destes atributos, deixando isso à cargo de quem está enviando a ficha cadastral dos produtos, ou seja, você.

O preenchimento dos atributos pode fazer a maior diferença para o seu produto aparecer no topo das buscas, nos resultados de filtragens específicas, e até mesmo diretamente em mecanismos de busca fora das páginas dos próprios marketplaces.

A Hub2b possui algumas funcionalidades para lhe auxiliar no preenchimento e envio de atributos dos produtos para os marketplaces. Vamos conhece-las?

Carga de produtos e atributos do sistema de origem

A Hub2b permite a você comandar a carga de produtos do seu sistema de origem (e-commerce/ERP), através de um clique.

Neste processo, são importados todos os dados relevantes para a integração com os marketplaces, que vão desde os dados de ficha cadastral como SKU, nome, medidas, EAN, peso, descrição, até dados complementares, como imagens e atributos/especificações. Acompanhe em nosso artigo no link abaixo como fazer acontecer este processo:

COMO IMPORTAR PRODUTOS VIA INTEGRAÇÃO

Atributos e valores esperados pelos marketplaces, por categoria

Cada marketplace possui uma estrutura mercadológica diferente, ou seja, a árvore de categorias é diferente e também os atributos e especificações de cada uma variam em cada marketplace. Na Hub2b é possível trabalhar de acordo com cada estrutura, como esperada pelo marketplace, e em cada produto.

Caso queira conhecer os atributos de uma determinada categoria, você pode visualiza-lo na edição individual de um produto daquela categoria, ou até mesmo exportar a lista de atributos da categoria para um Excel. Leia como fazer em cada caso:

Atributos na Edição Individual de Produto: EDITAR UM PRODUTO INDIVIDUAL

Exportação de Atributos por Categoria: EXPORTAR ATRIBUTOS POR CATEGORIA

Preenchimento automático de atributos ao trazer produtos do sistema de origem (ou Template de Produtos)

A funcionalidade de template de produtos serve para preencher automaticamente dados aos produtos criados quando for feita uma carga de produtos do seu sistema de origem (ou planilha) para o sistema Hub2b. Você pode incluir atributos ainda no template antes de realizar a carga de produtos, e após o registro do “SKU x Marketplace” ser criado na Hub2b, ele vai constar com o atributo/especificação pré-definido. Veja como funciona o template de produto no artigo abaixo:

COMO PREENCHER AUTOMATICAMENTE A CARGA DE PRODUTOS DO SEU SISTEMA DE ORIGEM PARA A HUB2B

Inserção em massa de atributos

Similar à funcionalidade de templates, você pode inserir ou remover atributos em massa de SKUs registrados na Hub2b. Isso é feito através da Edição em Massa, no módulo de Produtos.

Veja como trabalhar com SKUs em massa, acessando o artigo abaixo:

COMO EDITAR PRODUTOS EM MASSA

Combinação automática de atributos ao conectar o produto (ou Match de Atributos)

Quando um registro de SKU possui seus atributos preenchidos, categoria mapeada, e recebe a ação de “Conectar” do operador do sistema para que seja enviado ao marketplace, ocorre um processo automático e invisível chamado Match de Atributos (ou Combinação de Atributos), onde o sistema identifica quais atributos que haviam sido cadastrados pelo usuário ou importados – e que originalmente não estavam associados com nenhum atributo esperado pela categoria do marketplace – e registra a combinação com o atributo da categoria, tentando também combinar o valor, para que o mesmo seja enviado da forma esperada pelo marketplace.

Como este processo é automático e em alguns casos não ocorrem com 100% de efetividade, lançamos o mapeamento de atributos e valores em nossa extensão, que garante que o atributo e o valor da origem será enviado conforme seu registro/mapeamento definido manualmente.

[**LANÇAMENTO**] Mapeamento de atributos e valores entre Hub2b e cada Marketplace

A Hub2b, de olho nas dificuldades sofridas pelas marcas durante o cadastro de produtos nos marketplaces, desenvolveu a funcionalidade de mapeamento de atributos entre Hub2b e Marketplaces. Neste módulo, é possível mapear o nome de um atributo que foi importado/cadastrado na Hub2b com o nome de um atributo que é esperado/exigido pelo marketplace. Além disso, esta função se estende aos valores também. Um valor de atributo que foi importado/cadastrado na Hub2b pode ser mapeado com um valor de atributo esperado/exigido pelo marketplace. Ainda, é possível definir para que a Hub2b ignore o envio de um atributo para o marketplace, e também que um nome de atributo que foi importado/cadastrado na Hub2b se transforme em mais que um atributo à ser enviado para o marketplace.

Uma vez feito o mapeamento, não é mais preciso editar nomes e valores de atributos para cada massa de SKUs por marketplace, nem remover atributos em massa para aquele marketplace.

Explicamos como funciona tudo neste artigo abaixo:

COMO FUNCIONA O MAPEAMENTO DE ATRIBUTOS NA HUB2B

Se você gostou deste conteúdo, clique no Gostei e inscreva-se para receber nossa newsletter mensal.

Comentários
Share

A Hub2b conecta a sua marca com os maiores marketplaces do mundo.