Monitoramento de pedidos, urgente!

Cadê o seu senso de urgência nestes tempos de imediatismo? Você consegue dar uma resposta rápida para seus clientes e parceiros, sobre a situação de um produto, estoque ou pedido? O monitoramento de pedidos está aí para ajudar, antecipando e melhorando a experiência do consumidor com a sua marca!

Dê um retorno rápido

Diariamente temos visto uma urgência por respostas cada vez maior. Isso se reflete até mesmo em pequenas atitudes: segundo uma pesquisa do Google, ainda em 2017, 79% dos usuários de smartphones esperavam obter informação imediata ao buscar por informações na Internet.

Principalmente no e-commerce, isso se mantém. O retorno ao consumidor precisa ser cada vez mais rápido. E este retorno vai desde responder uma dúvida do mesmo, até dar feedback sobre a aprovação do pedido que ele fez, a situação do mesmo (se já foi faturado, enviado, qual rastreio, onde está). De olho nisso estão os marketplaces, é claro, que da mesma forma estendem aos seus parceiros na forma de regras.

Isso exige que o parceiro tenha seus sistemas integrados com os marketplaces, automatizando este tipo de feedback.

Agilize os feedbacks

Os Hubs de Marketplace tem como funcionalidade básica a criação e atualização dos pedidos entre os sistemas da marca e os marketplaces.

Mas como qualquer tecnologia pode falhar, o serviço do Hub de Marketplace precisa ir além. É preciso ter meios para ajudar a marca à ficar atenta e trabalhar de forma proativa quando elas ocorrem.

É necessário que exista um monitoramento da integração de pedidos, atuando ativamente para que nenhuma falha tecnológica deixe o pedido parado ou sem atualização, evitando até que o mesmo seja cancelado pelo marketplace ou pelo próprio comprador devido à falta de “movimentação” do mesmo.

Com alguém fazendo este monitoramento, é possível acionar as partes envolvidas no processo: avaliar se houve um problema de tecnologia entre os sistemas integrados; se foi um problema no processo de separação, despacho ou coleta; se houve algum problema no transporte; e assim por diante.

Assim, a resposta à cada envolvido – principalmente ao consumidor – é muito mais rápida, evitando prejuízos tanto financeiros como de reputação.

Use o monitoramento de pedidos da Hub2b

A Hub2b lançou recentemente uma série de relatórios de controle e monitoramento na extensão para trabalhar esta questão.

Com eles, é possível identificar casos como estes abaixo:

  • Pedidos que foram notificado para a Hub2b mas por algum motivo não puderam ser criados na base de dados;
  • Pedidos que chegaram na Hub2b mas que não foram transmitidos devido à qualquer falha;
  • Pedidos que já foram transmitidos mas que ainda não foram faturados ou enviados – ou pelo menos não chegaram estes dados na Hub2b – e que:
    • a) estão atrasados;
    • b) podem atrasar (em tantas horas);
  • Pedidos que estão em trânsito e que:
    • a) estão para ser entregues;
    • b) podem atrasar;
    • c) já atrasaram.
  • Pedidos que possam ter sido duplicados na criação no ERP, e com status diverso (exclusivamente para Magento).

Cada um destes casos é acompanhado da quantidade de dias ou horas, desde quanto tempo já atrasou até em quanto tempo vai atrasar se não for tomada uma ação.

Além disso, ainda é possível identificar pedidos que perderam seu link de sincronização – ou seja, dessincronizaram – devido à alguma atualização diretamente no marketplace ou ação similar. Casos assim podem afetar em futuras atualizações exigidas na integração.

 

Como você resolve este problema? De outra forma? Comente em nosso post!

 

Se você gostou deste conteúdo, clique no Gostei e inscreva-se para receber nossa newsletter mensal.

 

Comentários
Share

A Hub2b conecta a sua marca com os maiores marketplaces. Conheça a ferramenta mais prática para gerenciar e automatizar a sua operação nos marketplaces.