Você sabe o que é EAN? Pois deveria!

Você sabe o que é EAN? Pois deveria!

Você sabe o que é EAN? Pois deveria!

Você já deve ter ouvido falar em EAN. Talvez com outro nome! Apenas como código de barras, talvez?

 

O que é o EAN?

EAN é a sigla para European Article Number, um número de 13 dígitos, criptografado em uma sequência de barras, e ao contrário do que parece, o EAN é de extrema importância para lojas virtuais que querem atuar nos marketplaces, pois em muitos deles é um item obrigatório no cadastro de produtos. Além disso, o EAN ajuda a proteger o consumidor, pois ele guarda informações de origem do produto, tipo, empresa fabricante e país de origem.

Além de ajudar o comerciante a garantir a qualidade do produto vendido e ajudar a proporcionar a melhor experiência de compra possível para o consumidor, o EAN também pode trazer benefícios para a operação da sua loja virtual, quer saber quais?

 

Velocidade na sua Operação

Mercados são um ótimo exemplo. Todos os produtos nas prateleiras possuem um código de barras, ligados a uma descrição e um valor. Implementar um sistema assim pode facilitar muito seu controle de estoque, especialmente se seu negócio está crescendo. Além de ágil, o controle de estoque fica ainda mais confiável.

Como os dados do produto são obtidos rapidamente, o resto do processo também, e isso impacta positivamente toda a jornada de venda. Utilizando um sistema de estoque assim, quando o produto é expedido, o responsável sabe exatamente onde encontrá-lo no estoque. Além de atualizar automaticamente o estoque, a automação dessa parte do processo pode aumentar o desempenho de suas vendas.

 

Redução de Custos Indesejados

A redução de custos é um resultado direto da agilidade que a utilização de um sistema de código de barras proporciona. Ganha-se em produtividade, assertividade, e evita-se erros e retrabalho, problemas comuns em atividades manuais.

 

Facilidade nas Relações Comerciais

Por ser um código padrão, relações entre empresas também ficam mais simples, pois as empresas não precisam de esquemas complexos para compartilhar informações sobre um determinado produto. O código de barras serve exatamente para simplificar essas burocracias. Como o céu é o limite, na hora de importar, ou exportar, o EAN também ajuda muito. Além de tudo, para vender produtos da indústria nos marketplaces o uso do EAN é uma regra, além de facilitar sua entrada em muitos canais de venda.

 

Aonde encontrar ou criar um EAN?

Existem organizações que gerenciam a disponibilidade, criação e uso dos códigos de barra. A GS1, por exemplo, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e mantém padrões globais para comunicação empresarial, e entre estes padrões está o EAN. Se você fabrica algum produto e precisa identifica-lo corretamente no mercado (e aqui falamos em mercado mundial), deve entrar em contato com a GS1 aqui no Brasil (pelo site mesmo) e fazer a solicitação do EAN.

E aí, gostou das dicas?

Nós da Hub2b sempre estamos trabalhando para que nosso clientes tenham mais tempo livre para pensar no negócio, enquanto nossa solução faz o trabalho operacional (atualizar preço, estoque, baixar e atualizar pedidos). Caso ainda não conheça nossa solução de integração com os marketplaces clique aqui e conheça.

Comentários
Share

A Hub2b conecta a sua marca com os maiores marketplaces. Conheça a ferramenta mais prática para gerenciar e automatizar a sua operação nos marketplaces.