O que é marketplace de nicho e como aproveitá-los?

Muitos especialistas afirmam que segmentação de mercado pode ser a chave para o grande sucesso dos negócios, e com os marketplaces não é diferente.

Vender os seus produtos em um marketplace abrangente pode gerar alta visibilidade e aumentar os lucros da sua empresa, certo? Mas, sabemos que é muito difícil uma única empresa atender a todos os consumidores e suas necessidades.

Por isso, muitos lojistas já estão investindo em marketplaces de nicho. Vamos entender um pouco mais sobre essa nova tendência de mercado no conteúdo a seguir.

O que é marketplace de nicho?

Como o próprio nome já diz, um marketplace de nicho representa um modelo de negócio que busca atender um nicho específico do mercado. A lista de nichos é imensa, como hoteleiro, moda fitness, produtos eletrônicos, dentre diversos outros.

Em geral, um nicho de mercado significa uma parte específica de um segmento. Por exemplo, se o segmento é moda, o nicho pode ser moda feminina, masculina ou infantil.

Anunciar em um marketplace de nicho pode significar uma ótima estratégia para os negócios, pois se um consumidor acessou aquele marketplace específico, é porque está buscando exatamente algo que você pode oferecer, de forma mais segmentada e, assim, sua loja terá mais chances de finalizar a venda.

 

Quais são os benefícios de vender em um marketplace de nicho?

Os marketplaces de nicho vêm se tornando referência para muitos consumidores brasileiros quando buscam por determinado produto. Muitos deles já se tornaram primeira opção quando o assunto é moda, por exemplo, com marketplaces como Dafiti e Enjoei, ou quando o assunto é artesanato, com o Elo7.

Quando sua loja está anunciando em um marketplace nichado, a visibilidade do seu produto não só aumenta, como está exposto à consumidores que estão buscando exatamente por ele, ou seja, sendo visualizando por potenciais clientes totalmente qualificados.

A média de conversão no marketplace de nicho pode chegar aos 16%, e também há casos de até 30% de conversão entre visitantes e clientes, contra índices de 1,6% em um e-commerce comum. Ou seja, vale a pena investir!

Leia também: como encontrar o melhor marketplace para o meu negócio?

 

Defina o seu nicho de atuação

Mas, para começar a atuar, vale a pena prestar atenção em algumas dicas. A primeira delas é a mais importante, que é o momento de definir o seu nicho e ser bem criterioso neste momento, pois quanto mais nichado, mais chances de atingir o cliente certo, na hora certa.

Quem você quer atingir? Com quais tipos de produtos? Determine exatamente qual o tipo de produto ofertado pela sua loja, as características das personas que quer atingir e comece a pesquisar os melhores marketplaces; para anunciar.

Quanto mais referência e autoridade sua loja adquirir, mais rápido você poderá expandir os negócios e atender novos nichos no mesmo segmento, por exemplo.

 

Identifique o seu diferencial e divulgue o seu produto

Identifique o maior diferencial do seu produto e use-o a seu favor. Geralmente os preços e qualidade dos produtos são melhores do que nos marketplaces normais, principalmente devido à maior atenção a um nicho específico, por isso, invista em uma boa divulgação e campanhas de marketing direcionadas ao seu público.

Confira: 6 dicas de marketing digital para pequenas empresas e empreendedores

Se sua loja oferece produtos ou brinquedos para crianças, por exemplo, anunciar na Ri Happy pode ser uma ótima alternativa para se especializar no segmento infantil e abrir portas para novos nichos dentro da área. Para saber mais sobre esse nicho clique aqui e conheça uma integração que temos na Hub2b,  a Ri Happy.

Mantenha seu público avisado de todas as novidades, novos produtos e promoções, e não se esqueça de estruturar um bom plano de pós venda e atendimento ao cliente.

 

Por que usar um hub de integração de marketplace?

Você já deve ter ouvido falar nas vantagens e benefícios de vender em marketplaces, certo? Agora com os marketplaces de nicho, com certeza novas oportunidades poderão se abrir para o seu negócio. Mas, você conhece todas as vantagens de utilizar um hub de integração para otimizar ainda mais o seu processo de anúncio e vendas?

Além de agilizar o cadastro de produtos em todas as plataformas ao mesmo tempo, o hub de integração ainda automatiza e integra todos os estoques e pedidos, para garantir a efetividade das vendas e evitar problemas de falta de produto. Tudo isso em poucos cliques e de forma automática.

Já imaginou quanto tempo dá para economizar e investir em novas estratégias e planos para o seu futuro? Converse agora com um de nossos especialistas e saiba como a Hub2b vai te ajudar nessa jornada clicando aqui.

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