O que é Markup? Saiba como calcular e utilizar no e-commerce

O que é Markup? Saiba como calcular e utilizar no e-commerce

O que é Markup? Saiba como calcular e utilizar no e-commerce

Uma das perguntas que mais surgem na cabeça dos empreendedores é: o preço do meu produto é realmente justo? Esse questionamento é relativamente normal considerando os inúmeros fatores que influenciam na precificação das suas mercadorias. Além de ter que cobrir todos os custos, o produto deve gerar lucro, não é mesmo?

Esses questionamentos podem ser respondidos com a compreensão dos conceitos que ajudam a formular o valor mais relevante para o seu negócio. Com isso, nesse texto você aprenderá o que é Markup, qual a sua importância e como o cálculo poderá ajudar na precificação dos produtos do seu e-commerce. Vamos lá!

O que é Markup?

O Markup, de maneira geral, é considerado como um recurso para auxiliar na precificação, em que o custo de venda de um item é definido pela soma de um percentual ao preço da mercadoria, além dos demais custos da operação. Esse processo é mais utilizado no comércio varejista, já que possibilita designar rapidamente o preço de venda dos produtos.

Apesar de que a margem exercida no mercado de varejo pode diferenciar de uma categoria para outra, mesmo em grupos de produtos diferentes podem ser usados percentuais parecidos para determinar os valores. A aplicação de uma margem percentual padronizada para cada categoria de itens, consequentemente, auxilia a desenvolver uma ação corriqueira de precificação das mercadorias.

Qual a importância do Markup no seu negócio?

Com o Markup, além de proporcionar uma segurança maior nas negociações, você terá a possibilidade de limitar os descontos. Dessa forma, todos em sua empresa estarão cientes de até que ponto poderão ir para atrair e fidelizar os clientes com futuras promoções.

Como empreendedor, você deve conhecer o conceito dos 4 Ps do marketing, certo? O preço é um deles. Mas, quando o assunto é o comércio digital, onde os consumidores têm o poder de consultar várias lojas em busca do melhor preço, esse elemento acaba tendo um peso ainda maior em seu planejamento.

O valor do produto é, habitualmente, a principal variável que afeta a definição do preço. Mas não é exclusiva: concorrência, qualidade e as circunstâncias de mercado são outros pontos que também influenciam, assim como as condições de pagamento. Portanto, ao entender essas variáveis, fica simples assimilar por que o valor de uma mercadoria não pode ser incerto e, por isso, é importante utilizar um método para realizar a precificação.

Normalmente, os empreendedores cometem alguns erros quando o assunto é aplicar o Markup em suas lojas virtuais. Uma parcela considerável deles acaba enxergando somente os custos diretos dos produtos — ou seja, o valor utilizado para adquirir a mercadoria, largando de lado as variáveis no momento do cálculo. Em seguida, você entenderá melhor quais são as variáveis que devem ser consideradas quando for utilizar a metodologia Markup em seu e-commerce.

Quais variáveis devem ser consideradas antes do cálculo?

O Markup, como já visto, é estabelecido na maioria das vezes em modo percentual e caracteriza uma equação em que, somando os valores, deve ter como resultado o lucro. Para isso, algumas variáveis devem ser consideradas para que o Markup seja usado no cálculo do preço de vendas do seu produto ou serviço. Confira quais são:

Custo de Mercadoria Vendida

O Custo de Mercadoria Vendida (CMV) representa todo o custo que foi constituído para obter e armazenar os produtos até que eles sejam efetivamente repassados ao consumidor final. Para encontrá-lo, é preciso identificar:

  • o custo de aquisição;

  • os descontos conseguidos;

  • os impostos recuperáveis;

  • os impostos não recuperáveis;

  • os fretes faturados;

  • seguros adquiridos;

  • outras despesas relacionadas à aquisição.

Com isso, para entender qual é seu CMV real, basta aplicar a seguinte fórmula:

Custo de aquisição – descontos – impostos recuperáveis + impostos não recuperáveis + fretes + seguros + outras despesas.

Se o seu negócio tem produção própria, busque adicionar no cálculo os custos tanto dos materiais quanto da mão de obra.

Impostos sobre a venda

Vale ressaltar que, para se calcular o CMV, considere o regime tributário do seu negócio: Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional. Cada um deles tem incidência direta no débito e crédito de ICMS. A taxa de impostos é identificada por meio do total dos impostos eventuais sobre as vendas como o PIS, ICMS, COFINS, CSLL, Simples Nacional, entre outros.

Comissões

Nesse ponto, você deve considerar os valores pagos em forma de comissão para a sua equipe comercial, caso o sistema de trabalho seja esse. Se sua empresa tem o sistema de comissionar as indicações de terceiros, deve ser incluído no cálculo também.

Além disso, sempre que implementar uma estratégia de vendas em um novo marketplace, considere revisar o seu Markup. Isso porque cada um deles tem um sistema de comissão diferenciado. Para facilitar esse processo, existem ferramentas integradoras capazes de definir um preço diferente por produto em cada marketplace.

Custo fixo

De forma geral, os custos fixos são aqueles que não têm nenhum tipo de relação com as vendas. Dado isso, eles não variam, independentemente do volume de faturamento da sua empresa.

Como calcular o Markup?

Agora que você entendeu quais são as variáveis que devem ser levadas em consideração, detalharemos como de fato você poderá calcular o Markup em seu e-commerce. A fórmula é aritmética. Dessa maneira, torna-se bastante fácil e sem complicação no momento dos cálculos matemáticos. Você só necessita entender com clareza todos os números envolvidos na equação.

O primeiro passo para se calcular o Markup é identificar os percentuais das Despesas Fixas (DF), Despesas Variáveis (DV) e o Lucro Presumido (LP). Tudo isso é aplicado ao Markup divisor, que é:

100 / [100 – (DV + DF + LP)]

O resultado dessa equação será o índice Markup multiplicador, o qual será multiplicado sobre o preço de custo ou Custo de Mercadoria Vendida (CMV). Logo, será definido o valor de venda. Para entender melhor, imagine um item que o preço de compra para a marca seja de R$ 15,00. As despesas fixas (DF) acrescentam 6% no custo individual e as despesas variáveis (DV) mais 12%. Com isso, o Lucro Presumido (LP) é de cerca de 20%.

Utilizando o Markup divisor, temos:

100 / [100 – (DV + DF + LP)]

100/ 100 – (12 + 6 + 15) = 100/67 = 1,49

O índice do Markup multiplicador encontrado é utilizado no Custo de Mercadoria Vendida, que seria:

R$ 15 x 1,49 = R$ 22,35

Com isso, podemos entender que esse resultado significará que o produto em questão será vendido por R$ 22,35 para que se possa conseguir uma margem de lucro estimada.

O preço do seu produto é algo que deve ser definido com calma e atenção, já que ele é um dos fatores que mais interferem nas suas vendas. Por isso, esperamos que você tenha entendido o que é Markup e como ele pode influenciar no sucesso da sua marca.

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