Pense grande, com estratégias e objetivos definidos

Muralha da China. *Fotografia de: Bu Xiangdong, Xinhua Press/Corbis
Muralha da China
*Fotografia de: Bu Xiangdong, Xinhua Press/Corbis

“Para quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve”. Eis aqui uma das frases mais conhecidas para chamar a atenção de quem não traça objetivos, seja nos negócios ou na vida pessoal.

Você já parou para pensar quais são os objetivos da sua empresa (fora obter lucro, é claro)? Já fez planos estratégico, tático e operacional – todos interligados – que lhe guiarão para alcançar estes objetivos?

Planejamento (de preferência no papel) é algo que com certeza lhe ajuda a atingir seus objetivos. E é através dele, e também de muita persistência, que você vai superar os problemas do caminho.

E por falar em problemas, eles estão em todo o lugar, durante todo o seu caminho em direção ao sucesso. Mas e a sua empresa, pequena ou média, pensa como uma empresa grande? Já pensou que pode utilizar estratégias de empresas de grande porte para resolve-los?

E o produto que você desenvolve? Mesmo que seja direcionado para empresas de pequeno porte, vai ajudar seus clientes a pensar como grandes empresas?

E os produtos que você consome? Eles serão úteis quando a sua empresa crescer?

Estudar como as grandes empresas resolvem seus problemas é útil. Muitos dos problemas que você pode estar encarando provavelmente já foram superados por estas empresas. E você, está atento ao modo como essas empresas agem?

Bem, conversando com pessoas destas empresas, não é difícil obter uma direção sobre como a sua atual “pedra no caminho” pode ser superada. E se mesmo assim a solução não se aplicar ao seu problema agora, ela poderá ser útil algum dia no seu futuro.

Então, faça uma análise dos seus problemas atuais. Escreva diversas soluções que podem ser aplicadas a eles. Pense em soluções que serão úteis no seu futuro também. Busque como fonte as empresas ao seu redor. Pesquisa também sobre empresas de outras áreas. Analise as soluções listadas, entenda os contextos. Teste cada caso que você diria: Por que não aplicar?

Comece pequeno. Pense grande. Siga métodos empregados pelos grandes, do seu modo, sem “dar o passo maior que a perna”. Cresça e atinja seus objetivos!

Comentários
Share

A Hub2b conecta a sua marca com os maiores marketplaces. Conheça a ferramenta mais prática para gerenciar e automatizar a sua operação nos marketplaces.