Solucione seu problema de gestão nos marketplaces com um HUB

Você já sabe que é uma ótima estratégia vender seus produtos nos marketplaces, sem falar nas enormes vantagens de integrar seu negócio nestes canais. E a gente sabe que como pode ser difícil dar conta de gerir sua operação com o aumento de suas vendas, por isso, aqui estão alguns procedimento básicos para melhorar seu desempenho e acabar de vez com seu problema de gestão.

Entenda e otimize sua operação!

Provavelmente a primeira coisa que você lembra quando pensa na sua operação é em todos aqueles pedidos que precisam ser criados de forma manual no seu sistema de gestão, naquelas planilhas intermináveis de produtos que você precisa exportar, editar, importar e publicar. Aposto que leva um tempão pra fazer isso, sem contar o tempo que você leva para atualizar e gerir seu estoque.

Você precisa garantir que os processos da sua empresa estejam claros para todos os envolvidos. Às vezes, especialmente em pequenas empresas, uma pessoa executa várias funções diferentes ao mesmo tempo, o que em muitas ocasiões pode gerar confusão com o alto volume da sua operação, e isso pode acabar afetando principalmente seus resultados e desempenho nos canais de venda.

Para resolver este problema, o primeiro passo é melhorar a gestão, se você é o responsável, lembre-se de ser um líder, a mudança tem de começar com você, aqui vão 3 dicas que irão te ajudar a fazer isso:

1. Descreva sua operação, exatamente como ela é, sem deixar de fora nenhum processo.

Reúna sua equipe, duas cabeças pensam melhor do que uma, ouvir a opinião deles é importante! Decisões tomadas em momentos como este afetam o trabalho de todos e impor uma mudança não é a melhor forma de fazer ela acontecer. Além do mais, quem melhor que sua equipe, que vivencia o processo dia a dia, para descreve-lo?!

2. Descreva a operação ideal, como você gostaria que ela fosse.

Este é um processo muito importante, onde, pode-se encontrar gargalos nos processos realizados atualmente que até então passaram despercebidos. Sem mencionar que você pode antecipar eventuais erros e soluciona-los antes mesmo de existirem.

Neste momento é que você deve questionar-se o que está demandando tempo sem necessidade e que poderia ser automatizado e otimizado em sua operação! Já sei, lembrou das planilhas de produtos, pedidos, estoque, frete e todo o re-trabalho que você tem pra deixar tudo em ordem não é mesmo? Calma que pra tudo na vida tem uma solução e pra esses problemas existe uma bem simples.

3. Defina seus próximos passos.

Depois de entender sua operação e compreender cada parte do processo, chegou a hora de botar a mão na massa e definir como otimizar sua operação a partir destes “problemas” e todo o re-trabalho que você já detectou. Uma solução muito prática para otimizar sua operação nos marketplaces e economizar seu tempo, são integradores de marketplaces, ou, sistemas HUB que concentram sua operação em uma única plataforma e economiza seu tempo.

Como funciona um HUB de marketplace?

Basicamente, o hub ou integrador de marketplace, sincroniza o seu catálogo de produtos e replica para os canais de venda. Claro que cada operação possui suas particularidades técnicas, por isso que aqui na Hub2b a gente faz um bate papo antes de integrar com cada cliente novo, para entender melhor a operação de cada loja e como iremos integrar.
Para esclarecer melhor, montamos este fluxo sobre como funciona a integração pela Hub2b:

Seu papel após contratar uma solução de integração.

Depois de contratar a Hub2b você continua com sua operação normal, cadastrando seus produtos em seu sistema de gestão e/ou e-commerce e, caso o sistema for integrado com a Hub2b, basta clicar em botão para sincronizar o catálogo com nossa plataforma. Se for o caso da plataforma e-commerce não for compatível com a Hub2b, ou você não ter um sistema assim, o cadastro dos produtos pode ser feito direto na nossa plataforma. Após escolher e conectar quais produtos você quer vender em cada canal, as suas únicas preocupações devem ser gerenciar os pedidos, que agora estão todos em um só lugar, o que é muito incrível considerando o trabalhão que você tinha antes de atualizar canal por canal manualmente. Também é legal garantir que seus produtos estão com fotos de boa qualidade, a descrição está amigável e atrativa, garantir preços competitivos, ter sempre em estoque e que chegue o quanto antes até seu cliente. Inclusive, ter um bom tempo de entrega aumenta sua relevância e avaliação nos canais de venda, consequentemente, suas vendas aumentam também.

E aí, a gente pode te ajudar a solucionar seu problema de gestão? Confira aqui mais sobre a Hub2b.

 

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Ama a diversidade e divergência de ideias, viciado em séries e pai de dois cachorros.