Como montar uma loja virtual: passo a passo

Como montar uma loja virtual: passo a passo

Confira o passo a passo completo e dicas para abrir uma loja virtual e vender produtos online

A venda de produtos pela internet pode ser um grande passo para alavancar o sucesso da sua marca, já que o seu público possui um novo canal de compra e de comunicação com a sua empresa. 

Mas, como abrir uma loja virtual? Acompanhe a leitura e descubra o passo a passo completo e mais algumas dicas para vender seus produtos online sem complicação.

 

Quero criar uma loja virtual, e agora? 

Primeiramente, esteja preparado. Abrir uma loja virtual e conquistar o seu espaço pode ser um grande desafio. Mas, com um bom planejamento e conhecimento de mercado, tudo pode se tornar mais fácil. 

Por isso, é importante começar a se planejar e criar o seu plano de negócio. Qual é o meu produto de maior sucesso? Quem são os meus concorrentes e o que eles estão fazendo? Qual é o meu diferencial? Como os consumidores do meu produto se comportam?

A partir do momento em que essas perguntas se respondem, você pode começar a estruturar o melhor plano para a sua loja. Destaque os seus diferenciais e entenda tudo o que está acontecendo ao seu redor.  

 

Existe uma legislação vigente? 

Em 2013 foi criado o Decreto nº 7.962, que regulariza as vendas pela internet. Veja abaixo alguns pontos importantes deste Decreto. 

 

  • Informar aos visitantes as principais informações de contato: endereço físico e eletrônico, razão social, CNPJ e telefones;
  • Disponibilizar um meio de contato eletrônico com os usuários, como chat ou e-mail;
  • Detalhar ao máximo os produtos vendidos para facilitar a escolha dos usuários: descrição do produto, descrição técnica, (tamanho, cores, peso);
  • Mostrar ao usuário um resumo da compra antes de efetivá-la, com todas as informações sobre os produtos selecionados: preço unitário, valor total e condições de frete e pagamento; 
  • Enviar ao usuário um e-mail com informações gerais da compra e com código de rastreio para o acompanhamento do pedido;

 

Como abrir uma loja virtual em 7 passos

 

      1. Obtenha um CNPJ

Para efetivar suas vendas e regularizar a sua loja virtual, é preciso abrir um CNPJ. Assim, você pode emitir as notas fiscais e lembre-se de contratar uma contabilidade que te ajude com as entregas ao Fisco. Uma boa alternativa para quem está começando, é abrir um CNPJ enquadrado no MEI (Micro Empreendedor Individual).

 

      2. Crie e registre um domínio

O domínio do seu site nada mais é do que a URL, ou seja, o endereço na web que identifica a sua loja virtual. Escolha um domínio que use o nome da sua marca junto de uma palavra chave que defina seu negócio e pense em nomes fáceis de lembrar, para facilitar o usuário na hora de pesquisar pela sua loja.

 

      3. Escolha um servidor e uma plataforma para a sua loja

O servidor é quem vai hospedar a sua loja na internet, portanto fique atento à pontos como capacidade de armazenamento, limite de tráfego e se o suporte é 24h, afinal, nunca se sabe quando será necessário usá-lo. 

A plataforma pode ser adquirida pronta ou montada exclusivamente para você. É nela que os seus clientes terão acesso à sua loja e você possui a sua página de vendedor. Portanto, verifique todas as funcionalidades, navegabilidade, integrações e a tecnologia para segurança de dados da plataforma para garantir a melhor experiência para o usuário. 

 

      4. Defina as formas de pagamento

Muitas plataformas já vêm com algumas ferramentas de pagamento, como boleto bancário e cartões de crédito e débito. Verifique se essas opções atendem os seus clientes, ou se é necessário cadastrar mais opções. Quanto mais puder oferecer, melhor. 

 

      5. Cadastre os produtos 

Na hora de cadastrar seus produtos, lembre-se de colocar fotos de qualidade e do produto real, acompanhadas de uma boa descrição e uma ficha técnica completa. Coloque um campo para comentários, isso pode ajudar muito a agregar valor aos seus produtos. 

 

      6. Cuide do planejamento logístico

Mantenha contato com bons fornecedores, gerencie o estoque corretamente e mantenha-o sempre atualizado, acompanhe a entrega dos pedidos realizados e, claro, cuide para que a embalagem que será enviada para o cliente seja de qualidade, tomando todos os cuidados para evitar danos aos produtos.

 

      7. Defina um plano de marketing e divulgação

Use e abuse do marketing digital para divulgar a sua loja virtual. Crie conteúdos relevantes para o seu público, envie e-mail marketing, utilize estratégias de SEO para posicionar sua loja nos sites de busca e esteja presente nas redes sociais com posts frequentes e de acordo com o seu público alvo. 

 

Dica bônus: esteja presente nos marketplaces

 

Imagine seus produtos vendidos nas principais vitrines online do Brasil? Os marketplaces são uma grande vantagem para abrir novas portas para o seu negócio. Crie uma estratégia de inserção nos marketplaces e esteja presente em canais com milhões de acessos e usuários diariamente.

 

Você sabia que com um hub de integração completo e eficiente você consegue anunciar em diversos marketplaces ao mesmo tempo, tudo em um único sistema e sem nenhuma burocracia? Converse com um de nossos consultores para saber mais! 

Comentários
Share

A Hub2b conecta a sua marca com os maiores marketplaces. Conheça a ferramenta mais prática para gerenciar e automatizar a sua operação nos marketplaces.