Descubra 5 dicas para eliminar o estoque parado na loja virtual!

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Estoque encalhado é o mesmo que dinheiro parado. Isso porque a gestão de estoque de uma loja virtual é um dos seus investimentos. Sem produtos disponíveis, um e-commerce não vende, mas itens parados também geram danos ao dono da loja virtual, uma vez que o dinheiro gasto na compra não voltou ao caixa ainda.

Por isso, é importante evitar estoque parado na loja virtual. Logo, tenha um bom gerenciamento de seu estoque para evitar que itens fiquem parados e você precise lidar com futuras perdas. Nós separamos aqui cinco dicas a fim de ajudar você a se livrar dos itens que persistem em permanecer no seu estoque por um longo tempo. Vamos a elas?

1. Faça relatórios a fim de evitar estoque parado na loja virtual

Um relatório bem-feito dos produtos permitirá que você saiba com antecedência os artigos que merecem maior foco. Além disso, você pode revisar os itens que estão aguardando por mais dias e tentar entender por quê. Por exemplo: o preço não é muito alto comparado ao mercado?

Existem muitas queixas em relação a algum item? Procure pistas que possam ajudá-lo a tomar uma medida eficaz. Esteja atento à data de validade dos produtos perecíveis, pois é outro ponto importante para não perder mercadorias.

2. Invista em promoções

Se você quiser evitar problemas como estoque e produtos encalhados em sua loja, então nada melhor do que colocar esses produtos à venda com um preço especial e atraente para o seu público. Seus clientes vão adorar a promoção e se tornarão fiéis à sua marca. E quem ainda não é, certamente visitará a sua loja virtual para aproveitar esta grande oportunidade.

Mas é importante lembrar que você deve estabelecer uma data de término para essas promoções. Caso contrário, seu público poderá se acostumar com o valor promocional, fazendo com que essa ação perca sua credibilidade.

3. Otimize a descrição e imagem dos produtos

Muitas vezes, um produto não é tão procurado pelo consumidor porque não apresenta uma descrição atraente, ou porque sua imagem é de baixa qualidade.

Então, uma boa dica é investir na produção de boas descrições para seus produtos em estoque e também apostar em imagens de alta resolução. Isso despertará o interesse de seu público, e certamente esses produtos, até então parados em seu estoque, terão uma saída melhor.

4. Negocie com o fornecedor

Ter bons fornecedores faz toda a diferença para você ter um negócio lucrativo. Portanto, procure aqueles que permitam a renegociação de bens parados por muito tempo, ou mesmo que façam uma recompra. Eles ainda podem ajudar com ações de divulgação e seleção de ações porque conhecem bem o público-alvo de seus produtos.

5. Entenda o comportamento do consumidor

Qualquer produto vendido atende alguma necessidade do cliente. Por isso, é importante que os produtos da sua loja cumpram esse objetivo. Com isso em mente, pense nos produtos parados do inventário e como esses itens podem se tornar algo importante para os clientes de sua loja. Essa postura permitirá que você trabalhe no lado emocional do consumidor, atingindo esse relacionamento de necessidade.

Neste post você aprendeu cinco dicas sobre como eliminar o estoque parado na loja virtual e já pode pensar em como colocá-las em prática para melhorar o seu e-commerce. Se quiser conferir outras dicas, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook e LinkedIn.

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