Entenda como o WhatsApp Business pode aumentar as suas vendas!

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O WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais usados pelos brasileiros, afinal, há aproximadamente 120 milhões de usuários em todo o país, o que equivale a mais da metade da população nacional. Por isso, é necessário que a sua loja virtual também esteja presente no e-commerce, sobretudo no WhatsApp Business.

Mas, afinal, o que é o WhatsApp Business e como ele pode trazer benefícios à gestão do seu e-commerce? Para responder essas perguntas, redigimos este artigo. Portanto, acompanhe-o até o final para saber quais são as maneiras que lhe farão vender mais utilizando o aplicativo!

Por que seu negócio precisa estar presente no WhatsApp?

Pare e pense: qual foi a razão que motivou você ou alguma pessoa que conheça a ter o WhatsApp instalado no celular? Certamente para ter um canal de comunicação direto com as pessoas que fazem parte do convívio pessoal e profissional, certo? Pois bem, o mesmo acontece com o seu público.

Como já pudemos comprovar nas redes sociais, as pessoas sentem a necessidade de interagir, não apenas entre elas, mas também com empresas e marcas que acompanham, prestigiam e compram.

Claro que existem outros canais para esse tipo de engajamento, como as próprias redes sociais, e-mail e chatbots. Mas, de todos eles, o meio mais humano de se comunicar é o WhatsApp. Diferentemente dos bots que podem ser inseridos em respostas de e-mail e de chats, o WhatsApp precisa ter alguém do outro lado para responder as mensagens. Afinal, robôs ainda não podem ouvir áudios, certo?

Aliás, o WhatsApp pode ser usado como uma excelente ferramenta para suporte e atendimento ao cliente, ainda mais tratando-se de e-commerce. Vamos supor que uma pessoa esteja tentando comprar pelo celular e surja uma dúvida antes de efetuar o pagamento. Se houver um atendimento por WhatsApp, ela pode saná-la rapidamente e voltar ao e-commerce para concluir a compra.

Caso a sua equipe comercial e de atendimento ao cliente tenham dificuldade em usar o teclado pequeno do celular para responder, eles podem projetar o WhatsApp em seus computadores usando a função do WhatsApp Web. E, para que o cliente saiba que se trata de uma empresa que possui horário de atendimento, basta que você tenha instalado o WhatsApp Business.

Como baixar o WhatsApp Business?

Por enquanto, só é possível encontrá-lo para Android e você pode baixá-lo na Google Play Store. Sim, o WhatsApp Business é um aplicativo à parte e você pode identificá-lo pelo “B” que tem sobre o balão do WhatsApp.

Após fazer o download, abra o aplicativo e toque em “concordar e continuar” e permita que ele possa acessar contatos, fotos e arquivos. Por fim, insira e verifique seu número de telefone comercial.

Se você já tem um número de celular sendo usado pelo WhatsApp e queira defini-lo na versão Business, você precisará transferi-lo. Basta aceitar a sugestão de transferência de número que o próprio aplicativo lhe dará, tocar em “continuar” e inserir o código que receberá.

Uma vez feito isso, o WhatsApp restaurará o backup de mensagens para o número de telefone e passará a ter o nome “WA Business” no seu celular.

Na realidade, você pode usar o WhatsApp Business e o WhatsApp Messenger no mesmo aparelho. Porém, cada um precisa estar vinculado a um número de telefone diferente e, por isso, o ideal é ter um celular que comporte dois chips.

Como usar o WhatsApp Business?

O que você deve fazer primeiro é editar o perfil comercial no aplicativo. Com ele, é possível incluir informações úteis para o seu público, tais como endereço, descrição da empresa, horários de atendimento, endereço do site e e-mail para contato.

Existem três tipos de contas empresariais no aplicativo:

Verificada

Nessa, o WhatsApp verifica que a conta é pertencente a uma marca autêntica. Contas verificadas possuem um ícone verde com um tique em seu perfil.

Confirmada

Nesse tipo, o WhatsApp confirma que o número de telefone corresponde ao da empresa. Contas confirmadas têm um ícone cinza com um tique.

Conta comercial

Essa conta usa o aplicativo WhatsApp Business, mas ainda não foi confirmada ou verificada. Contas comerciais possuem um ícone cinza com um ponto de interrogação no perfil que é visto pelas pessoas que conversam com a empresa.

No momento, apenas algumas empresas são verificadas. Essa verificação tem como base uma série de fatores como, por exemplo, checar se a marca é conhecida. Portanto, algumas contas comerciais podem ser confirmadas se o número de telefone do WhatsApp corresponder ao da empresa.  

Como o WhatsApp Business pode ajudar a vender mais?

Agora que está claro como instalar e usar o WhatsApp Business, vejamos de que maneira ele pode fazer as suas vendas aumentarem:

Respostas rápidas geram mais vendas

O WhatsApp Business oferece a possibilidade de criar mensagens que podem ser salvas para responder os clientes de forma mais fácil e rápida.

Essa agilidade é fundamental para vender mais pois, se a pessoa interessada em comprar o seu produto não tirar a dúvida na hora, ela certamente buscará o que tanto procura na concorrência.

Essas mensagens podem responder perguntas mais frequentes, além de fornecer informações sobre entregas, termos de uso etc.

Mensagens automatizadas para atender o cliente

Por mais que você não trabalhe 24 horas, a sua loja virtual pode receber visitantes dispostos a querer falar com a sua empresa a qualquer momento.

Por isso, outra funcionalidade que você pode usar é automatizar as respostas no aplicativo. Trata-se de mensagens instantâneas enviadas aos clientes toda vez que você estiver ausente.

Isso é muito importante, pois se o cliente enviar uma mensagem e for imediatamente informado sobre seu horário de atendimento, por exemplo, ele poderá retornar para falar com a sua empresa no momento adequado. Do contrário, se não houver uma informação prévia, ele poderá achar que você ignorou a mensagem dele e isso é ruim para a taxa de conversão em vendas.

Relatório de mensagens

Por meio do app, você pode monitorar estatísticas e dados referentes aos contatos e fluxos de mensagens. Dessa maneira, é possível conferir as que foram lidas, entregues e enviadas. É importante fazer esse monitoramento para saber quais pessoas receberam as suas mensagens e têm maiores chances de comprar. Assim, você poderá vender mais usando o WhatsApp Business.

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