5 dicas para otimizar tempo no seu e-commerce

5 dicas para otimizar tempo no seu e-commerce

5 dicas para otimizar tempo no seu e-commerce

Cada vez mais os consumidores têm dado preferência por realizar suas compras online pelas inúmeras vantagens, como preços, facilidade de troca, variedade de produtos, entre outros.

Esse fenômeno tem atraído empreendedores interessados em abrir um negócio online ou utilizar esse ambiente para expandir os seus negócios. E com o crescimento do comércio eletrônico como um todo, as operações estão se tornando ainda mais complexas justamente para atender às necessidades dos consumidores. 

Pensando nisso, daremos 5 dicas para que você, como gestor de e-commerce, comece a otimizar tempo e direcionar seus esforços para outras situações que precisem de mais atenção.

1. Melhore a estrutura de logística

A logística é um dos pontos que demandam mais atenção quando o assunto é loja virtual, e isso acontece por ser considerado pelos consumidores um dos fatores fundamentais quando se está na fase de tomada de decisão.

Quanto maior for o mix de produtos de um e-commerce, maior será o estoque. Por isso, dependendo do tamanho das operações da loja virtual, será necessária uma grande demanda para controlar todos os produtos do estoque. 

A tecnologia pode ser um imenso aliado quando o ponto é estruturar a logística da sua empresa. Existem softwares que fazem a gestão e integração do estoque físico com o virtual. Essa incorporação otimizará o tempo da equipe responsável pela logística. 

Além do controle do estoque, os softwares ajudam no rastreamento do estado dos produtos. Com a otimização da operação logística, os gestores podem focar seus esforços em oferecer melhores condições de entrega, além de buscar constantemente brindar os consumidores com valores de fretes mais acessíveis.

Outro ponto interessante para logística do seu e-commerce é pensar e estruturar o processo de pós-venda. Com isso, será possível entender quais foram os pontos positivos e negativos que o consumidor teve em relação à compra do produto, pois, com a experiência dos clientes, isso facilitará o processo de adequação da logística, de acordo com esse feedback. 

2. Aprimore os canais de atendimento

O setor de atendimento é outra questão essencial para os consumidores e também tem um peso na decisão de compra. Como os e-commerces não possuem vendedores que orientam e sanam as dúvidas dos clientes, os canais de atendimento serão, justamente, a ponte entre a empresa e os consumidores. 

E como fazer desses canais o mais eficiente possível? Para responder essa pergunta é necessário conhecer (e bem) qual fonte de informação sua audiência costuma acessar. Ela usa as redes sociais? E quais são elas? Utilizam os mecanismos de busca? Essas perguntas serão norteadoras para sua empresa.

As redes sociais têm tido papel importante na busca por informação, tanto para o entretenimento quanto para a compra. Páginas e perfis nas mídias sociais podem ser excelentes canais de atendimento para as empresas, pois possibilitam um contato direto com os clientes.

A utilização dos chatbots tem crescido muito nos últimos anos e isso não é à toa. Basicamente, esses bots darão respostas rápidas e objetivas para as perguntas mais frequentes dos consumidores. 

A utilização dessa tecnologia fará com que a equipe de atendimento seja mais enxuta, além de direcionar profissionais para solucionar questões mais complexas e que exigem interação humana. 

Além dessa ferramenta, seu e-commerce pode oferecer atendimento com chat ao vivo na própria plataforma da loja, além de dedicar uma página só com respostas para as dúvidas mais comuns dos consumidores. Essas páginas são conhecidas como FAQs.

É nesse momento que o pós-venda ganha ainda mais importância para o e-commerce. Além de prestar assistência ao consumidor, dará uma visão maior do negócio, assim como foi usado para estruturar a logística. 

3. Facilite a comunicação interna

Quanto maior o número de operações a serem realizadas, maiores serão as equipes que executarão esses processos. Por isso, é necessário facilitar a comunicação entre os setores para alinhar todos os objetivos. 

Existem softwares responsáveis por organizar e otimizar seu tempo e todos os processos de gestão da empresa. Por meio deles os setores podem alinhar todos os seus propósitos, além de possibilitar o acesso às informações geradas pelas equipes. 

Essa partilha de informações em tempo real pode ser um fator determinante para o sucesso do e-commerce. Por meio delas, a equipe de marketing pode ter insights de campanhas para aumentar a taxa de conversão, pelo simples fato do atendimento ter partilhado alguns detalhes novos sobre os consumidores, por exemplo.

O simples passo de dispor todos os setores pode significar uma grande economia de tempo e dinheiro. 

4. Otimize seu tempo com a automação de tarefas

A cada segundo é gerada uma quantidade enorme de dados e, para analisá-los, isso demanda um certo tempo. No e-commerce não é diferente, dependendo do tamanho da empresa, organizar os dados financeiros, de campanha, estoque e outros, pode ser bem trabalhoso. 

automação dos processos, além de aumentar a produtividade das equipes, evitará possíveis erros na execução das tarefas. Novamente, existem softwares que coletam e organizam os dados pertinentes ao negócio, basta que algum profissional faça a análise e tome as devidas decisões.

Com isso, em vez de preencher infinitas planilhas com os dados financeiros, o profissional será responsável por apenas analisar como foi a vida financeira daquele período. 

5. Trabalhe com dados confiáveis

É preciso considerar que no grande volume de dados gerados na rede, existem informações confiáveis e outras não. A análise e filtragem dessas informações pode ser fundamental na seleção das melhores ideias para o negócio. 

Tomar decisões com base em conhecimento pode trazer inúmeras vantagens para as empresas, assim como economia financeira, antecipação de tendências, melhoria no atendimento, entre outros. 

Por isso, com a ajuda da tecnologia, os gestores estão utilizando cada vez mais os dados gerados para fazer com que o negócio seja de fato relevante para os consumidores. 

Otimizar tempo vem sendo uma estratégia importante para as empresas combaterem a complexidade nas operações que estão diretamente ligadas ao crescimento. Portanto, essas dicas podem ser essenciais para fazer com que o cotidiano do seu negócio seja mais produtivo. 

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