Dicas para melhorar seu posicionamento no Mercado Livre

Dicas para melhorar seu posicionamento no Mercado Livre

Dicas para melhorar seu posicionamento no Mercado Livre

Como aumentar as visualizações no Mercado Livre? Trabalhar com vendas online já foi um bicho de sete cabeças. Hoje em dia, não basta ter apenas um bom produto, mas sim estar bem posicionado nas buscas para captar novos clientes e gerar vendas.

Como todos sabem, o Mercado Livre é um dos marketplaces mais populares e acessados no Brasil. Com esse potencial, os vendedores aproveitam essa plataforma. Mas como alcançar mais clientes e gerar muitas vendas?

Para chegar ao nível de faturar muito é preciso estratégia. Estar bem ranqueado requer trabalho do início ao fim, até porque o Mercado Livre trabalha com algoritmos.

Boa estratégia pode alcançar bom posicionamento no Mercado Livre

Mas que bicho é esse de algoritmo?

O Mercado Livre, assim como no Google, analisa buscas feitas pelo usuário. O uso de palavras-chave nos anúncios é importantíssimo, assim como uma boa reputação do vendedor. Isso influencia, e muito, no ranqueamento.

Veja os tipos de anúncio no Mercado Livre

O Mercado livre disponibiliza ao usuário três opções para expor os produtos. Isso vai depender de quanto o vendedor quer investir e qual será o retorno se a curto, a médio e a longo.

Os três tipos são: anúncio gratuito; anúncio clássico; e anúncio premium.

Quais são as vantagens de cada um?

  1. Anúncio Gratuito: Os anúncios não têm custo, porém possuem baixa visibilidade nas buscas.
  2. Anúncio Clássico: Nessa opção o vendedor não tem despesa de início, somente custeará 10% do valor de cada venda efetivada.
  3. Anúncio Premium: Atenção! Para esse tipo de anúncio não há custo para anunciar, e sim 16% sobre cada venda. É por meio dessa opção que os anúncios ganham altos números de visualizações.

Se esse é seu objetivo, esteja ciente que precisará investir um pouco mais no começo para aumentar sua visibilidade dentro do Mercado Livre.

Mas calma! Se você está curto da grana para ir com os dois pés no negócio, conheça um pouco mais dessa plataforma de vendas online.

Para isso, veja algumas dicas de como você pode melhorar seu posicionamento dentro do Mercado Livre.

  1. Bons títulos

Se você souber exatamente quais palavras usar para anunciar seus produtos, há grandes chances de fechar negócio.

O cliente vai buscar por títulos claros, ou seja, produto + marca + modelo e algumas outras especificações para identificar o produto que deseja comprar.

Por isso, escolha as palavras-chave certas para que os algoritmos trabalhem a seu favor.

Para chegar ao título ideal, é preciso pensar da seguinte forma:

– Avalie como você procuraria o produto;

– Utilize até 60 caracteres para descrever do que se trata;

– E, é claro, escrever corretamente as palavras-chave.

Aqui vale ressaltar em não repetir informações que você já adicionou ao criar o anúncio. Isso não vai te ajudar a se posicionar nos resultados de busca.

  1. Fotos de qualidade

Somos instigados pelos produtos quando eles se tornam atrativos aos olhos. Por isso, a segunda dica é expor seu produto através de uma boa imagem.

Como o seu comprador não pode tocar no produto, é fundamental que você exponha seus produtos de vários ângulos. Quanto mais detalhes repassar, menos o cliente irá se frustrar na hora de abrir a encomenda.

Boas fotos farão com que seu cliente tenha noção do produto que estará adquirindo

  1. Descrição do produto e categoria

Quem vai comprar algo na internet quer saber de todos os detalhes, por isso as especificações técnicas não podem ser deixadas de lado.

Escreva de forma simples e clara, até porque se a sua ficha técnica não estiver completa, o seu produto não conseguirá uma boa posição nos resultados de busca.

Outro ponto importante a se considerar é classificar a categoria adequada do produto exposto. Vamos supor que você esteja vendendo um aparelho celular, a categoria precisa estar vinculada a Celulares e telefones.

Não deixe de lado essa opção de categorizar o seu produto, caso contrário não conseguirá engajar seus futuros compradores.

  1. Preços competitivos

O e-commerce nada mais é que estratégia e só se chega ao topo quem vende mais e melhor. Ou seja, algo assertivo.

Para isso, o preço do seu produto precisa ser competitivo, sem desvalorizá-lo, é claro. Uma dica valiosa é comparar o seu preço com o da concorrência. Isso vai fazer com que você avalie os maiores e menores preços no mercado.

Não se esqueça que os cálculos são exatos. Inclua impostos que incidem sobre o seu negócio, comissões de vendas e custos do marketplace.

Seja atencioso a esses cálculos, pois em grande quantidade isso pode representar milhares de reais.

  1. Envio com agilidade e bom atendimento

Quem não gosta de receber rapidinho suas encomendas? Quando o cliente efetua uma compra na internet, ele quer o produto para ontem. Por isso se atenha a agilidade no envio.

Especifique no seu anúncio as condições de envio, quais os valores de frete ou se é envio grátis e, ofereça serviços em 24 horas.

Cumprindo prazos de entrega, com certeza receberá estrelinhas a mais pelo bom atendimento.

Cumpra os prazos de entrega especificados no seu anúncio

6 . Sua reputação como vendedor do Mercado Livre

A reputação do vendedor é um dos itens mais considerados na hora do Mercado Livre apresentar a relação dos produtos.

Quanto melhor for a sua reputação, mais confiança irá passar ao seu cliente. Isso é um fator decisivo na hora de bater o martelo na hora da compra.

O marketplace costuma avaliar, por exemplo, a quantidade de vendas realizadas, o atendimento prestado e a entrega dentro dos prazos.

Inclusive, o Mercado Livre classifica os melhores vendedores em três status:

– MercadoLíder;

– MercadoLíder Gold;

– MercadoLíder Platinum.

Ter uma reputação verde com menor número possível de reclamações e evitando o cancelamento das vendas realizadas vai te dar alguns pontos para ter um bom posicionamento.

Leia mais: Como posicionar seus produtos nos resultados de busca

Dica de ouro

Lembre-se, a venda só é boa de fato quando existe um pós-venda. Tenha sempre um diferencial em atender seus clientes. Dessa forma, a indicação de seus produtos vão ocorrer naturalmente.

E, porque estamos falando em ser líder em vendas no Mercado Livre?

Porque com a Hub2b você pode alcançar esse topo.

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A função da Hub2b é facilitar a sua vida como vendedor e oferecer uma plataforma totalmente unificada e simples.

Você conseguirá acompanhar suas vendas, organizar as entregas e, ainda, gerenciar os pagamentos recebidos.

Hoje, você consegue ter todo esse acesso por meio da nossa plataforma. Nosso objetivo é fazer com que você aumente suas vendas e, como consequência, suas receitas.

Mas, porquê escolher a Hub2b como integrador de marketplace?

A Hub2b trabalha com quatro planos diferentes, pagos através de uma mensalidade + uma taxa por pedido aprovado.

Ou seja, você escolhe o que mais se encaixa ao perfil e a necessidade da sua empresa.

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