Confira 8 dicas para otimizar a gestão de redes sociais da sua empresa

Confira as 8 dicas que trouxemos para otimizar sua gestão nas redes sociais da sua empresa

Você sabia que manter a sua empresa nas redes sociais pode aumentar as suas vendas e ainda adquirir mais autoridade para a sua marca? E para isso, é preciso estar no lugar certo e na hora certa. Como? Com uma boa gestão.

Não adianta publicar conteúdos sem planejamento, sem saber exatamente onde o seu público está e o que ele está esperando. É preciso atingir as pessoas certas, na hora certa, com a linguagem adequada e, o principal, com conteúdos relevantes.

Com este post, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre a gestão de redes sociais e como ela pode ser importante para as estratégias da sua empresa. No final, separamos 8 dicas para colocar o plano em prática hoje mesmo! Acompanhe.  

 

O que é gerenciamento de redes sociais? 

A internet mudou completamente a forma como as pessoas se conectam e trocam ideias sobre assuntos de interesse em comum. Com a criação das redes sociais, por exemplo, ficou mais fácil reunir pessoas para conversar, fazer amigos e compartilhar ideias.

Com o tempo, as empresas começaram a ver valor nesse tipo de interação e criaram suas estratégias de interação com o seu público virtualmente para expandir o seu alcance, fortalecer relações com sua audiência e enriquecer as ações de marketing. 

A gestão de redes sociais trata-se de um conjunto de planos e ações para otimizar o uso desses canais da melhor forma para a sua empresa e para o seu público. Basicamente, é preciso planejar, produzir e mensurar os resultados para garantir uma gestão eficaz. 

 

Por que é importante fazer gestão de redes sociais empresariais?

As redes sociais são importantes ferramentas para sua empresa, e monitorá-las corretamente pode abrir mais espaço para a sua marca no mercado, atrair público e divulgar novos produtos e serviços de uma forma mais estratégica e dinâmica. 

Você pode considerar as redes sociais como grandes vitrines para a sua empresa e tudo o que ela oferece para os usuários, mas lembre-se de variar o conteúdo publicado. Produza textos, vídeos, imagens e abuse da criatividade.

Outra vantagem é que a sua empresa cria diversos meios e canais de comunicação para se aproximar de seus clientes e possíveis consumidores de forma mais humanizada e empática.

Porém, um ponto importante a levar em consideração é que, sua rede não pode ser 100% sobre seu produto ou serviço, pois isso pode desgastar o usuário e fazê-lo perder o interesse. Estudos apontam que o ideal é manter 80% de conteúdo relevante e, apenas, 20% de conteúdo efetivamente sobre o seu produto ou marca. 

Por isso, em primeiro lugar, ao definir um plano de redes sociais para o seu negócio, avalie a necessidade de contratar um profissional ou uma equipe qualificada para realizar a gestão das mídias sociais de forma correta e com todos os insights que a estratégia exige.

 

Em qual rede social minha empresa deve estar presente?

Antes de definir em quais redes sociais investir, é preciso saber qual delas faz mais sentido para o seu negócio, ou seja, onde o seu o público está mais presente e ativo. Redes como Instagram e Facebook retém a grande maioria dos públicos, por isso, quase todas as empresas estão por lá. 

Já o Pinterest, por ser mais nichado, visual e informal, pode trazer mais resultados para certos tipos de empresa, como e-commerces e lojas virtuais, e o Linkedin é mais voltado a assuntos corporativos e contatos profissionais, o que exige outro tipo de linguagem. 

 

Como gerenciar as redes sociais da sua empresa em  8 dicas

Conheça seu público e crie perfis nas redes sociais em que ele está

Quem é sua persona? Com quem você quer falar? Quais são os hábitos dessas pessoas e seus gostos pessoais? Em quais redes sociais estão mais ativas? 

É bem provável que seu público esteja em mais de uma rede social, certo? Por isso, crie perfis em todas elas e comece a mensurar os resultados. Só assim você saberá o que está dando certo e o que não para criar o planejamento ideal para cada rede. 

 

Defina metas e crie estratégias 

É importante definir suas metas e objetivos antes de criar qualquer estratégia de marketing que envolva as mídias sociais, pois só assim a sua empresa pode criar ações que tenham sentido com o seu objetivo! Entenda se a meta principal é divulgação da marca, interação com público, aumento das vendas ou educação dos consumidores e comece a criar. 

 

Produza conteúdos relevantes 

Capriche nas imagens, textos e conteúdos para as redes sociais que estiver participando. Cada uma delas conta com diversas funcionalidades que podem ser usadas de diversas maneiras para atrair seu público de todas as formas possíveis. Crie o conteúdo que a sua audiência quer consumir. 

 

Mantenha consistência e periodicidade nas publicações

Ponto importante: crie um calendário de todas as interações que você planeja fazer pelas suas redes. Não é necessário publicar conteúdo todos os dias, mas é essencial manter uma periodicidade de publicações. 

Dica: planeje interações de forma intercalada entre cada uma das redes para manter a consistência em todas elas.

Programe as publicações 

Se você optou por não contratar uma equipe e gerencia suas redes sozinho, você pode criar uma agenda de publicações. A maiorias das ferramentas possui essa função e você consegue programar tudo o que vai ser publicado em determinado período.

Interaja com a sua audiência

Lembre-se de tratar os seus consumidores de forma humanizada. Tenha alguém responsável por responder todas as interações dos seus seguidores e não apague mensagens negativas, elas servem de aprendizado e os outros usuários podem avaliar sua marca também pela forma como você lida com esses problemas. 

Meça os resultados

Medir os resultados é essencial para qualquer planejamento, certo? Por isso, volte nos seus objetivos e analise se as métricas estão conforme o planejado. As vendas aumentaram? Seus consumidores estão interagindo mais? Entenda se os planos estão funcionando, ou se vale a pena investir em outro tipo de postagem e conteúdos. Continue testando!

 

E aí, gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da Hub2B e não deixe de conferir   nosso post sobre o crescimento nas vendas online em marketplace.

 

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