Frete influencia na hora da compra? Veja como ganhar mais clientes

Frete influencia na hora da compra? Veja como ganhar mais clientes

Frete influencia na hora da compra? Veja como ganhar mais clientes

O e-commerce ganhou força e trouxe a praticidade em adquirir produtos sem sair de casa. Os preços podem ser comparados aos de diferentes vendedores, mas isso não é o suficiente para fechar o negócio.

Hoje em dia, o valor do frete ganhou importância na decisão de compra e, por isso, merece atenção dos lojistas.

Segundo uma pesquisa realizada pelo site Reclame Aqui, 63% dos entrevistados afirmaram que o valor cobrado do frete foi um fator determinante para abandonar a mercadoria do carrinho.

Assustador! Isso não gera vendas, não gera lucros e os clientes deixam de adquirir produtos por causa do alto valor do frete. Inclusive há alguns que equivalem ao preço do produto ou até mais.

Mas porque o valor do frete é tão absurdo?

55% dos carrinhos abandonados são causados pelo alto custo do frete, segundo apontou pesquisa

Vamos por partes! A consultoria Econsultacy realizou uma pesquisa e chegou a conclusão que 55% dos carrinhos abandonados são causados pelo alto custo do frete.

Mas como mandar uma mercadoria de uma ponta a outra do Brasil se apenas 12% das estradas são pavimentadas? Isso com certeza influencia no valor do frete.

Sabe o que também conta para que o frete seja elevado? Os roubos! Isso mesmo! Nos últimos 6 anos houve um aumento de 86% em roubo de cargas. Esses fatores incidem diretamente no custo final do frete.

Mas isso pode ser amenizado optando por integrar múltiplas transportadoras na loja virtual.

Para facilitar com esse processo, utilize um gateway de fretes, ferramenta preparada para integrar transportadoras. No caso da Hub2b, esse serviço de logística e entrega também está incluso no pacote.

Deixe o cliente ciente sobre as datas de entrega

Há aqueles que vão se importar, e muito, por pagar um frete tão caro. Há outros que vão avaliar se realmente vale a pena.

Mas é preciso entender nesse ponto que o valor mais baixo ou mais alto do frete está relacionado aos benefícios que o comprador vai ter. Se o produto chegar super rápido como diz no anúncio, negócio fechado.

Por isso, o lojista precisa anunciar de forma correta quanto às datas de entrega do produto. Sem contar que outro ponto importante para que a compra seja concluída é o rastreamento da encomenda. Quem compra quer saber quais são os caminhos percorridos até receber o produto em casa.

Lembre-se que o comprador fica na expectativa para receber o produto, dessa forma é fundamental que se cumpra com o que diz no anúncio. Isso vai evitar frustrações do cliente e também reclamações do serviço.

Frete grátis

Avalie estratégia para frete grátis para não sair no prejuízo

Os olhos chegam a brilhar quando o comprador lê “Frete Grátis” no anúncio. Para quem está adquirindo um produto de certa forma é bom, mas mesmo assim vai precisar comparar preços com os demais vendedores

Para o lojista, oferecer frete grátis precisa de um pouco mais de atenção. Isso atrai clientes, claro, mas o valor do frete precisa estar embutido no valor da mercadoria.

Afinal, trata-se de uma maneira de evitar prejuízos na venda, correto?. Porém, o concorrente pode estar com preço mais satisfatório, por essa razão, estude bem a estratégia de precificação dos demais lojistas.

Sabe o que também pode ajudar para evitar desistência na compra? Oferecer frete grátis quando o valor das compras ficar acima de um valor “x”.

Para definir qual será o valor, estude qual é o ticket médio gasto na sua loja e avalie os custos, de forma que arcar com o frete valha a pena pelo retorno do lucro com cada compra.

Boas estratégias faz toda diferença

Entender o comportamento e os gatilhos que influenciam a decisão de compra na era da internet será um diferencial para você, lojista, que vende pelo e-commerce.

Tenha ciência que o frete é um aspecto que deve estar no plano estratégico já que influencia diretamente na decisão de compra do consumidor.

Ofereça opções de frete e também atenda os prazos de entrega. Isso são exigências do consumidor na compra online e que para o lojista estão diretamente ligadas ao sucesso ou ao fracasso no e-commerce.

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