Como escolher um integrador de marketplace?

Como escolher um integrador de marketplace?

Como escolher um integrador de marketplace?

A sua loja cresceu muito e você resolveu que é hora de colocar seus produtos à venda em um dos grandes sites de varejo do país. Depois de uma pesquisa, você escolhe em quais marketplaces sua loja vai estar presente e começa a fazer o trâmite para as vendas. 

Em poucos meses, suas vendas aumentam e organizar todos os pedidos, responder os clientes, acertar os envios e atualizar o estoque toma muito tempo do seu tempo e você decide que é hora de ter uma ajudinha nisso: hora de contratar um integrador de marketplace

Mas aí você dá uma pesquisadinha rápida no Google e lá estão vários integradores diferentes à disposição, mas você não sabe exatamente qual o melhor, por que, do que realmente precisa e nem quanto isso vai te custar. 

Se você está nesta situação, você está no conteúdo certo 😉

Tá, mas o que é um integrador de marketplace?

o que é um integrador de marketplace

O integrador é uma plataforma que vai conectar, interligar a sua empresa com os grandes marketplaces. Você pode escolher em quais sites sua loja vai estar presente e então, fazer a gestão de toda a movimentação de vendas através do integrador. 

É essa plataforma que vai facilitar a sua vida, proporcionando não só que você acompanhe as movimentações e vendas feitas através dos marketplaces, mas também te dando ferramentas que vão agilizar ainda mais o restante do seu trabalho.

Por isso, ter um integrador confiável é essencial para que a parceria dure e gere frutos para a sua empresa, colocando a sua loja em destaque nos marketplaces escolhidos e te ajudando a vender mais, consequentemente aumentando os seus lucros. 

Aqui entra a questão fundamental – que deve estar rondando a sua cabeça neste momento – e que precisa ser levada em conta na hora de contratar: qual o melhor integrador de marketplace?

São muitos pontos a serem analisados, e essa escolha depende sempre do seu negócio. 

Porém, para te ajudar neste texto a gente vai responder a várias perguntas essenciais que vão te ajudar a encontrar o que a sua empresa precisa

Que funcionalidades um integrador deve ter?

que funcionalidades um integrador deve ter

As funcionalidades oferecidas pelos marketplaces são complementos para a sua tarefa de vender mais e obter mais lucro. Elas estão diretamente relacionadas com toda a gestão do processo, desde a colocação do produto nos marketplaces até o pós-venda com o cliente. 

Hoje, muitas plataformas oferecem ferramentas para ajudar com a expedição e logística dos produtos. Checagem do estoque, preparação para envio, cotação de valores via Correios e via transportadoras, rastreamento do produto… 

Enfim, tudo o que você precisa para que o seu produto seja vendido e entregue ao cliente com segurança e garantia. Isso é um básico na maior parte dos integradores, mas também te ajuda muito na hora das vendas. 

Um dos diferenciais que essas plataformas podem te oferecer é a integração com seus sistemas de gestão, os ERPs, permitindo que você consiga gerir seu negócio a partir de um único lugar, se precisar atualizar planilhas e outros programas que utiliza. 

Isso é mais do que apenas facilitar a sua vida, é agilizar seus processos diariamente. Assim você vai perder menos tempo com a burocracia e vai dedicar mais horas do seu dia para melhorar as vendas do seu negócio. 

Suporte técnico é essencial?

Suporte técnico é essencial

Sim! Imagine a cena: no meio de uma semana especial de vendas, acontece algum problema e sua loja simplesmente trava. Você começa a perder dinheiro, fica frustrado, entra em contato com o suporte técnico do seu integrador e… precisa lidar com o atendimento eletrônico.

Quando problemas surgem tudo o que você precisa é de assistência real, feita por pessoas que vão atender sua ligação, entender seu problema e resolver a situação para que você possa retomar suas vendas. 

Por isso, ter um integrador que ofereça suporte humanizado e profissional é primordial e deve ser uma das coisas a se levar em conta na hora de contratar uma plataforma. 

Quanto mais rápido e certeiro for o atendimento, menos vendas – e consequentemente dinheiro – você perde.

Uma boa dica é: sempre que puder, verifique quais os canais de atendimento oferecidos e a satisfação dos atuais clientes com o suporte realizado. Esse vai ser um bom parâmetro para você se decidir. 

 

Com quais marketplaces deve ser compatível?

Quais os marketplaces compatíveis

Outra questão muito importante para se analisar são as integrações que a plataforma que você está pesquisando oferece. Afinal, não adianta ela ter funções que você gostaria de ter se não integra com o marketplace em que você quer vender. 

Então verifique quais são os marketplaces que a plataforma integra e se aquela que você escolheu está entre elas. Pense também na evolução do seu negócio

Hoje você pode querer integrar a apenas um site de vendas, talvez amanhã você vá expandir suas operações. É bom então já pensar num integrador que possibilite que você amplie sua presença de mercado, dispondo produtos em outros marketplaces.

Leve em conta então não só os grandes marketplaces, mas também aqueles de nicho, em que seu produto pode ser vendido com menos concorrência e diretamente para o consumidor que pesquisa pelo seu produto em específico. 

Isso, a longo prazo, pode te ajudar a vender mais já que sua oferta vai chegar diretamente para aquele cliente que tem interesse.

Esse integrador garante estabilidade?

Integrador de marketplace com estabilidade

Por último na nossa lista, mas não menos importante, a estabilidade é um fator fundamental na hora de escolher seu integrador de marketplace. 

Se ele te deixar na mão em dias de alto tráfego e vendas, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal e, principalmente na Black Friday, seu prejuízo pode ser gigante. 

Por isso, ao pesquisar sobre possíveis integradores, verifique sempre qual a estrutura disponível para atender a sua loja e como essa plataforma tem se saído nos últimos anos. Se conseguir, fale com um dos clientes atuais para tirar dúvidas antes de tomar uma decisão. 

Além disso, é bom fechar contrato com um integrador que não tenha fidelidade contratual, porque em um problema como esse, você vai se ver amarrado e não vai conseguir sair de um negócio que não está tão bom para você. 

Sua loja precisa estar livre para buscar outro parceiro de integração, caso o atual não esteja dando certo. 

Aqui na Hub2b nós trabalhamos sempre visando o melhor para o nosso cliente

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