Como aumentar a visibilidade no Facebook do e-commerce?

Como aumentar a visibilidade no Facebook do e-commerce?

Como aumentar a visibilidade no Facebook do e-commerce?

  

Aumentar as vendas é um dos principais objetivos de toda loja virtual e, para isso, é preciso estar presente em todos os canais em que o seu público está inserido. Por essa razão, um dos pontos que você precisa saber é como aumentar a visibilidade no Facebook.

Você deve estar se perguntando como o Facebook pode contribuir com a divulgação e gestão do seu e-commerce e, assim, melhorar as conversões do negócio. Bom, é para responder essa pergunta que escrevemos este post!

A importância do Facebook para e-commerce

De uma coisa podemos ter certeza: o seu público está no Facebook. Afinal, trata-se da maior rede social do mundo que conta com mais de 100 milhões de usuários somente no Brasil. Por isso, a sua empresa também deve estar presente nele.

Como se esse índice não fosse suficiente, o Facebook é uma rede social que conta com um bom espaço comercial. Apesar de sua principal função ser o engajamento do público com pessoas, empresas e marcas, a rede social costuma ser o ponto de partida para boas transações de negócios que ocorrem por meio de comentários, conversas no Messenger ou anúncios no Marketplace da própria plataforma.

Como um e-commerce já tem todos os meios de compra online, conduzir uma pessoa da rede social para a sua loja virtual é um caminho muito mais curto e efetivo.

Dicas de como aumentar a visibilidade no Facebook

Para que você saiba como começar hoje mesmo a fazer a notoriedade do seu e-commerce no Facebook crescer, separamos aqui 7 dicas matadoras. Vamos a elas?

1. Intercale posts de produtos com conteúdo de valor

Um erro que muitas empresas — independente de serem virtuais — cometem é criar postagens nas redes sociais que falam unicamente dos produtos oferecidos. Como dono de negócio, você pode até pensar que esse é o melhor caminho, mas coloque-se no lugar do seu público por um momento.

Ao passar pelo feed de notícias do Facebook, você gosta mais de ver dicas e informações sobre assuntos que lhe interessem ou posts que simplesmente dizem “compre o meu produto”? Se você respondeu à primeira opção, com o seu público não é diferente.  Portanto, dedique boa parte dos seus posts à publicações desse tipo. Uma boa maneira de fazê-lo é por meio da técnica 80/20, ou seja, 80% do seu conteúdo voltado à valor e 20% à oferta de seus produtos.

2. Publique nos melhores horários

Não existe horário certo para publicar no Facebook, pois isso vai depender do comportamento de cada audiência. Por isso, fique atento aos horários de maior acesso da sua audiência. Para conferir quais são os seus horários de pico, basta acessar o Facebook Insights e, em seguida, clicar em Publicações. Lá você poderá ver que horas o seu público mais acessa as suas postagens. Programá-las nesses horários poderá aumentar o engajamento com a sua fanpage.

3. Faça relatórios e analise os resultados do Facebook

Já que falamos de Facebook Insights, ela é a principal ferramenta para você analisar a performance da sua marca na rede social. Os relatórios gerados apontam:

  • quais ações foram realizadas na fanpage;

  • quantas visualizações ela teve;

  • quantas curtidas teve durante um determinado período;

  • qual foi o alcance das suas publicações;

  • quais envolvimentos ela gerou;

  • quantos seguidores ganhou;

  • além da análise de cada publicação sua e comparação com páginas concorrentes.

4. Inclua um CTA em cada post

CTA é a sigla de call to action, ou seja, é uma chamada para ação que você pode colocar em qualquer tipo de postagem, até mesmo nas redes sociais. Afinal, cada publicação tem uma intenção: pode ser pedir um comentário sobre o post, compartilhar dentro do Facebook ou, caso se trate de uma publicação comercial, clicar para fazer a compra do produto.

Por isso, para que o público faça o que se espera em cada post, lembre-se de incluir um CTA convidando o executar essa ação.

5. Coloque botões de compartilhamento nas redes sociais em seu site

Ações no Facebook não precisam ser feitas somente dentro das redes sociais. Insira também botões para compartilhamento no site do seu negócio. Imaginemos que uma pessoa chegue até o seu site e veja uma um produto que possa interessar um amigo. Se houver ali um botão do Facebook, ele poderá compartilhar na linha do tempo desse amigo que poderá comprar o produto, ou mesmo marcar o amigo.

Mesmo que ele acabe não comprando, ao menos passou a conhecer a sua marca. Por isso, colocar botões também é uma forma de aumentar a visibilidade do seu negócio.

6. Invista em Facebook Ads

Sim, você também deve investir em anúncios. Por mais que os seus resultados orgânicos estejam indo bem, é preciso levar em conta que aproximadamente 2% a 3% dos seus fãs e seguidores veem os conteúdos publicados no Facebook por conta do algoritmo da rede social.

Por isso, criar anúncios pode expandir essa visibilidade tanto para o público que já lhe acompanha quanto para atrair novos fãs para o seu negócio. Afinal, o Facebook Ads oferece campanhas específicas destinadas a conseguir mais curtidas, levar pessoas ao seu site, aumentar a conversão de vendas, entre outros. Além disso, você também pode vincular os anúncios a sua conta do Instagram.

7. Participe de grupos

Os grupos do Facebook também são uma ótima maneira de você promover o seu negócio. Contudo, atente-se que os grupos permitem apenas a participação de pessoas, e não de empresas. Por isso, você deve acessá-los com o seu perfil pessoal.

Cada grupo tem as suas regras, por isso, leia-as com bastante atenção para não ser excluído por desrespeitá-las. Por exemplo: se um grupo permitir publicação de anúncios, fique à vontade para promover os seus produtos por lá usando o seu perfil. Por outro lado, se anúncios não forem permitidos, compartilhe postagens de valor da sua fanpage ou blog a fim de gerar mais audiência a conhecimento de marca para o seu e-commerce.

Seguindo essas dicas de como aumentar a visibilidade no Facebook do e-commerce, você poderá começar a otimizar seu negócio virtual hoje mesmo. E, se você quiser receber por e-mail mais dicas de como deixar o seu e-commerce cada vez melhor, assine a nossa newsletter!

  

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